Giro na Itália

Depois de muitos anos ininterruptos de trabalho junto à comunidade brasileira, tirei umas férias e aproveitei para fazer um giro pela Itália, terra-natal de meu pai. Com isso, o boletim semanal do PlanetaNews.com teve que tirar férias junto com toda a "equipe". Acompanhado de minha cúmplice Claudinete Tomé, conhecemos cidades como Milão, Verona, Trento, Veneza, Firenze, Bolonha, Roma, Napoli, Capri, Sicília e, finalmente, a pequena cidade de Guardia Piemontese (na região da Calábria).

Em Milão, fomos recebidos pela amiga Vera Moraes, que presta serviços de Web Design para a secretaria de turismo de Milão entre outras entidades. Vera nos levou para conhecer o centro de Milão, suas famosas lojas de griffe e a linda Piazza Duomo. Participamos de uma festa-manifestação anti-guerra e comemos pizza e pasta, além das boas risadas que demos juntos.

Nas outras cidades, não contamos com a sorte de ter um amigo para nos receber e nos acompanhar, mas os postos de informação turística em cada cidade são muito eficientes e, claro, informativos. Toda a viagem até chegar à Calábria foi feita com a excelente rede de trens que interliga todas as principais cidades da Itália e de toda a Europa.

Verona encanta a todos por ter inspirado a obra Romeu e Julieta, de Shakespeare, onde pode se ver a beleza dos prédios antigos e também comemos uma excelente pizza de quattro-formaggi e pasta. Veneza é ímpar. Sua configuração não permite usar carros ou motos. Para quem vai de carro, tem que estacionar na Piazzale Roma e o resto é de barco ou a pé. Comemos um bom Penne alla Putanesca num desses dias em Veneza. Em Napoli, experimentamos a verdadeira e original pizza napolitana e o sfogliatello, doce típico da região. Na Sicília, só deu tempo para um delicioso sorvete artesanal.

Em Guardia Piemontese, comune localizada entre Fuscaldo (logo ao sul de Paola) e Acquappesa, com excelente clima e com suas famosas termas que são visitadas por turistas de toda a Europa para tratamento terápico através da lama vulcânica e suas águas quentes e sulfúricas, fomos recebidos pela minha família e ciceroneados por meu primo Francesco Carnevale, assessor para Comércio e Turismo da comune de Guardia.

Na Calábria, a família nos levou para o restaurante à beira-mar de meu tio Pepino Carnevale, onde a especialidade são os frutos do mar. Um restaurante de excelente qualidade com dois fornos a lenha com capacidade para preparar mais de 300 pizzas por dia.

Da prima-colazione (café da manhã) à cena (jantar), passando pelo farto pranzo (almoço), o italiano faz da refeição um verdadeiro evento. Não é à tôa que o comércio fecha pra almoço às 13h e só reabre às 16:30h. Como resultado, além dos quilos a mais, trouxemos algumas imagens deste país, que encanta a turistas dos quatro cantos do mundo. Bravissimo!


Clique nas fotos para ampliá-las.


Praça São Marcos, em Veneza

Marcello Pepe em Verona, terra de Romeu & Julieta

Clau, em Verona

A bela Piazza Navona, em Roma, onde está sediada a Embaixada do Brasil na Itália

(o que restou do) Foro Romano

Caminho (de barco) para a Sicília

Vista a partir de Intavolata, na Calábria

Praia de Guardia Piemontese, com o Scoglio della Regina no meio da água.

Zia Lucia, Zio Nicolla e Francesco

Marcello Pepe ao lado de Francesco Carnevale

Giuseppe "Pepino" Carnevale e sua filha Nicoleta

Almoço em família:
Pepino, Nicoleta, Lucia, Ana, Nicolla, Francesco e Marcello



O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.