O conhecimento acima de tudo

Sempre aparece alguém usando a conhecida frase “Não basta à mulher de César ser honesta; ela tem de parecer honesta”, para mostrar que bolo sem chantilly não vai para mesa de festa. Embora ela esteja meio surrada, eu também vou usá-la para explicar um dos mais importantes conceitos da comunicação: para conquistar a credibilidade dos ouvintes não basta apenas conhecer o assunto, você precisa demonstrar que é do ramo.

Há algum tempo fiz uma palestra para um grupo de professores de cursos de pós-graduação. Quando abri para perguntas, um deles levantou o braço não para perguntar, mas sim para reclamar. Ele não se conformava com o fato de que jovens estudantes, depois de assistirem a sua palestra, tivessem a petulância de criticar a maneira como se apresentara. E justificou sua revolta dizendo que havia pesquisado e se preparado a vida inteira e não poderia admitir que aqueles garotos inexperientes o julgassem. Pelo jeito como ele se expressou ao levantar o tema, senti na hesitação, na voz baixa, nas pausas muito longas, na comunicação visual perdida no vazio, e até numa certa negligência na forma de falar, que sua comunicação não demonstrava seu conhecimento e seu preparo. Parecia uma pessoa com pouca formação intelectual.

Pensei bem antes de decidir que resposta daria. Depois de concluir que o mestre, para se defender, estava tentando dizer que falar bem era uma atividade pequena, e, quem sabe, até insignificante, fui firme com ele e disse o que realmente pensava sobre o assunto: se sua intenção fosse a de continuar fazendo palestras, deveria se preparar para falar bem com o mesmo empenho com que se dedicara às pesquisas. Sim, porque não era suficiente apenas conhecer o assunto. Se ele quisesse conquistar a credibilidade dos ouvintes, precisaria demonstrar esse conhecimento também na maneira de falar.

Essa é uma boa regra a ser seguida: para que os ouvintes acreditem em você, além de conhecer o assunto será preciso demonstrar que as informações que transmite são resultado da sua experiência, das suas pesquisas, das suas atividades, enfim, que a matéria transpira espontaneamente na sua forma de se expressar. Ao sentir que você domina o tema, os ouvintes confiarão na sua autoridade e receberão a mensagem sem pôr em dúvida sua competência.

Saiba sempre muito mais do que irá falar. Em uma apresentação de 30 minutos, tenha informações suficientes para no mínimo uma hora de exposição. Da mesma forma, se precisar expor um tema por uma hora, leve um estoque de informações que dê para falar pelo menos duas horas. Não negligencie, vá para frente dos ouvintes com a certeza de que está levando matéria de sobra até para um período de prorrogação.

Não se iluda imaginando que estará amparado com qualquer preparo, invista todo tempo de que dispuser. Se, por exemplo, sua apresentação for daqui a uma semana, prepare-se a semana toda. Se for daqui a um mês, use todo o mês para se preparar. E assim, um ano, dois, ou até uma vida inteira.

É muito importante que você aproveite todas as oportunidades para se impregnar de informações.

Imagine que você tenha que falar sobre a produção de laranja. Seria muito arriscado para o sucesso da sua apresentação se deixasse para estudar o tema na última hora. Quanto mais cedo puder pesquisar sobre o assunto e aprender sobre a matéria melhor. Abra uma pasta no computador, ou, se achar mais prático e conveniente, use uma caixa e vá guardando tudo que localizar sobre o tema – notícias de jornais, de revistas, referências bibliográficas. Tome conhecimento do material, anote de uma forma que facilite sua pesquisa posterior e vá guardando. Faça um arquivo com seu estilo pessoal para no futuro saber como encontrar mais facilmente as informações. Aprenda como funciona todo o processo de produção, se possível, no próprio local. Tendo chance visite uma plantação de laranja e verifique como é feito o plantio, a colheita, o transporte, a seleção, a embalagem, a comercialização interna e o processo de exportação. Troque informações com os operadores , com os distribuidores, atacadistas, consumidores. Enfim, conheça o máximo que puder sobre esse mercado e se transforme numa espécie de autoridade a respeito do tema. Durante a apresentação os ouvintes perceberão que você tem domínio sobre o assunto e ficarão mais dispostos em ouvi-lo.

Lógico que por uma série de fatores nem sempre será possível se dedicar para ter todo esse preparo. Nesse caso, faça o que estiver ao seu alcance, mas tenha em mente que quanto mais preparado você estiver, mais segurança irá demonstrar e mais credibilidade poderá conquistar.

Persiga essa regra básica da boa comunicação: conheça o assunto com a maior profundidade que puder e demonstre esse conhecimento na hora de falar, pois só assim terá credibilidade. E lembre-se também de que depois de sentir que está preparado, se tiver algum tempo, faça mais um esforço e se prepare ainda mais. Você não se arrependerá.





Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação, Palestrante, Professor de Expressão Verbal e Escritor. Escreveu 15 livros com mais de um milhão de exemplares vendidos. Seu site www.polito.com.br

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.