Como saí da pobreza para riqueza.

Nasci no Rio de Janeiro de uma família pobre da Bahia e hoje posso dizer que realizei o sonho americano. Tenho um apartamento e uma casa numa das mais badaladas praias de Salvador, um apartmento super valorizado em Nova York e várias fontes de renda.

Hoje aos 56 anos, eu vejo que nada foi fácil. Meu sonho é ajudar e servir de inspiracao para milhares de pessoas a alcançar tudo que querem assim como consegui, atraves dos meus livros, teleseminarios, e palestras.

Eu tinha 6 anos quando decidi que queria ser uma bailarina. Minha mãe disse que eu me esquecesse disso porque nos éramos pobres e somente gente rica tinha dinheiro para fazer ballet. Aos 21 anos eu consegui uma bolsa de estudo de dança numa instiuição governamental Bahiana.

Mais tarde passei de dançarina local para internacional viajando para a Europa e Estados Unidos dançando e ensinando dança brasileira na famosa academia Alvin Ailey de Nova York.

Depois de obter fama internacional fundei em NY uma ONG (instituição sem fins lucrativos) apresentando a música e dança brasileira em grandes teatros, TV e dando entrevistas a revistas e jornais famosos como o New York Times.

Tive muitas dificultades com o inglês e uma das coisas mais importantes que fiz na vida foi investir no aprendizado da língua inglesa. Cheguei a dar aulas de dança em troca de aulas de inglês. Eu passava minhas horas livres em frente a TV assistindo filmes para aprender a pronúncia.

Numa certa altura da vida percebi que todo o dinheiro que ganhava era gasto em roupas e diversão e nada era investido. Só após um curso de investimento descobri como poderia reservar um pouco da minha renda para a compra do meu primeiro imóvel. Tive a sorte de comprar um apartamento em uma área pouco valorizada do Brooklyn e que hoje está revitalizada com imóveis de luxo.

Todos os mêses, um fundo de investimento retira automaticamente uma parte do meu rendimento para ser investido. Assim eu não corro na tentação de gastar tudo que ganho.

Acho que as melhores dicas que eu posso dar para quem quer sair da pobreza aqui nos Estados Unidos são: aprenda o inglês, faça cursos para se educar ou obter uma profissão e invista em imóveis sempre procurando comprar algo que está barato mas que você sinta que um dia vai ser valorizado e finalmente aprenda a ser mais confiante em suas decisoes aprendendo sobre si mesmo. A auto-confianca e uma das coisas mais importantes no sucesso de uma vida.





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.