Uma pergunta pode mudar sua vida!

É impressionante como “perguntar” é importante no sucesso da vida de qualquer ser humano! Da fase do gugu dada, ou o que é icho, ou o que é akiu, com o dedinho apontando pro avião no céu, até a fase adulta aonde você esta numa audiência com centenas e até milhares de pessoas em um seminário, e tem a coragem de pegar o microfone e perguntar o que não entendeu.

Quando eu esta na escola, eu morria de medo de perguntar alguma coisa em voz alta por insegurança que os outros pensassem que eu era burra, daí eu torcia pra alguém ter a coragem de perguntar o que eu não tinha entendido. Se ninguém perguntava, eu assumia que só eu não tinha a capacidade de entender, e ai mesmo é que eu interpretava aquele fato como se eu fosse burra mesmo, com a vergonha e a insegurança tomando conta de mim, me aprisionando e limitando. Por isso mesmo não perguntava e mais uma vez sabotava meu direito de aprender. Este tipo de atitude é o resultado de repreensões ou mesmo rejeições na infância quando somos muitas vezes repreendidos ou mesmo ironizados por perguntar coisas em geral na escola ou no ambiente familiar.

E você? Pergunta tudo que vem na tua cabeça pra perguntar, na hora H? Já presenciei muita gente nesse mesmo lugar, com a pergunta na ponta da língua e controlando pra não se envergonhar. ...E se for uma pergunta boba? O que os outros vão pensar? Que eu sou idiota? Gente do céu!!! NÃO EXISTE PERGUNTA IDIOTA NÃO! Se não perguntamos seja lá o que for que vier na mente, estaremos cometendo um CRIME contra nós mesmos. Da famosa pergunta –“Você trouxe a camisinha?”, ate a pergunta esperta pra ganhar tempo (ou não),” Pode repetir a pergunta por que eu não entendi bem?”. Somos os responsáveis absolutos pelas perguntas que fazemos e os resultados alcançados como resultado disso.

Devemos tomar muito cuidado com o hábito de nos preocuparmos com que os outros pensam da gente, aqui isso está estampado na atitude da sociedade. Muita gente “aparenta” saber tudo, concorda? Tem gente que até ironiza se alguém pergunta alguma coisa já sabida, mas isso não vai tirar pedaço não, o pior é se limitar e ficar sem saber. Pode ser coisas mínimas ou mesmo coisas importantes, quanto mais a gente souber, é sem duvida nenhuma, melhor para nós mesmos. A gente economiza tempo, saúde, e muito mais. Pra vocês terem uma idéia de como perguntar é importante, esse processo de curiosidade aguda, já me ajudou até a economizar e ganhar dinheiro. Por causa do meu interesse nos meus investimentos uma vez, perguntei tanto sobre algumas cobranças feitas na minha conta de cartão de credito que vi erros de regates na minha conta que acabei conseguindo com que virassem credito e oportunidades de promoções que me ajudaram a crescer financeiramente.

Perguntar nunca é demais, aliais como diz o ditado “Quem tem boca vai a Roma” é esperto porque se você pergunta você não perde o caminho você sempre vai achar o caminho, portanto minha dica da semana é a seguinte: pergunte para se fortificar mais sobre tudo que puder saber, eu vejo perguntas como vitaminas pra nossas mentes e vida em geral, afinal de contas acho que a lição maior da nossa vida é “saber aprender a viver” e caso a gente não pergunte para aprender como é que você acha que iremos saber? Saber viver por pura adivinhação fica meio complicado, né?...

Abro aqui um fórum para perguntas sobre este artigo pra dialogar com vocês, e conhecer mais vocês, suas perguntas vão me dar inspiração para escrever coisas que vocês necessitam saber. Quero contribuir muito antes de ir pro outro lado da vida, portanto aproveita e manda ver nas perguntas. Quem sabe se você é premiada/o com aquela pergunta que irá mudar sua vida ou a de outra pessoa? Se sinta à vontade, isto é o tipo da coisa que você só vai saber fazendo. Estou aguardando curiosa...





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.