Você já elogiou alguém hoje?

Vocês já repararam que aqui no Brasil as pessoas são difíceis de elogiar uma as outras? No exterior a maioria elogia, é ótimo isso... Sua auto-estima vai lá encima quase que todo dia... tudo que você faz BEM é reconhecido pelo seu amigo, pela sua família e mesmo por estranhos... Logo que cheguei lá eu achava isso difícil de aceitar com naturalidade... eu não sabia como lidar com elogios ...ai eu revidava dizendo que não valia mentir, não acreditava, ou mudava o assunto e outras coisas mais. Já reparou que muita gente faz isso aqui? Não sabe nem como agradecer um elogio? No trabalho ou em casa?

Por causa do fato de não se saber receber elogios e algumas pessoas às vezes reagirem grosseiramente, muitos preferem não elogiar e essa reação se tornou um muro de bloqueio dos dois lados, de quem quer dar e de quem não sabe receber.

Outro dia eu estava elogiando um homem brilhante por sua inteligência quando ele me veio com essa; “Ah...para de me puxar o saco vai!”, mas como eu já sabia do transtorno que um elogio pode causar em certas pessoas pela falta de costume, não o julguei e disse com firmeza: “Não, senhor, eu não preciso puxar saco de ninguém, estou te falando o que sinto, por que é a verdade e vou continuar dizendo a verdade mesmo que você pense que não merece ser elogiado.” Depois disso, ele disse que estava brincando, mas aqui o pessoal brinca sério pra valer e eu faço tudo que posso para não levar coisa mal resolvida pra casa.

Conheço gente que vê uma pessoa fazer um serviço excelente no trabalho e não fala nada, fica calada por varias razões; ou medo de ser mal interpretada (o), ou ate mesmo por desinteresse.

Dar um elogio a alguém é muito simples depois que a gente começa a exercitar esse negócio positivo de elogiar... No meu caso já se tornou automático não precisa nem a pessoa fazer coisas excelentes, eu arranjo qualquer coisa numa pessoa para elogiar por que todo mundo tem alguma coisa bonita para ser reconhecida, até o servente que varre o chão do escritório deveria ser elogiado por que ele também tem uma dose de energia positiva. Ele também tem auto-estima para ser melhorada como qualquer um de nós. Quem sabe aquele servente um dia acha sua carteira de dinheiro no chão debaixo da mesa e lhe devolve só porque gosta de você? A gente nunca sabe não é mesmo? Portanto tratar bem aos outros é inteligente e esperto no departamento positivo do banco de dados da vida.

Acho que a maioria de nós brasileiros critica mais do que elogia e daí muita gente se sentir mal reconhecida. Um dia estava numa fila de um super mercado esperando ser atendida pela moça do caixa quando ouvi ela dizer em voz alta para a ajudante das sacas de compras, “Ninguém aqui me reconhece...” e repetiu a mesma frase com tanto ênfase, que ao ver que todo mundo ouvia sua frustração e ninguém dizia nada, reagi na bucha, “EU te reconheço!” disse sem hesitação e com muita sinceridade no coração. Houve um momento de silêncio e choque por parte os outros caixas, e repeti “Eu te reconheço sim!” com um sorriso. Antes de sair dali essa mulher me agradeceu mais de 5 vezes com um sorriso e com seu coração transbordando de gratidão por simplesmente ter sido ouvida por mim. Não me custou nada dizer o que disse e me fez sentir super bem ao sair de lá naquele dia.

Se por um acaso você elogiar alguém, favor elogiar com toda a honestidade de seu coração, não minta só pra puxar saco viu? As pessoas sentem quando você esta dizendo a verdade ou não, pelo menos a maioria das pessoas que conheço conseguem captar a vibração de uma verdade ou falsidade. Se por um acaso essa pessoa que você elogiou não retribuiu a gentileza ou lhe foi grosseira não se deixe influenciar com aquela reação, isso se da por vários motivos:

1. Que a pessoa não tem a mesma energia positiva que você tem, portanto a perdoe.

2. Talvez a insegurança daquela pessoa não a deixe acreditar no seu elogio

3. A pessoa não esta acostumada a receber elogios e desmunhecou...

Uma frase que ouvi de um amigo uma vez eu nunca esqueci porque disse: “Prefiro ver o lado bom das pessoas, é muito mais fácil lidar com elas assim...”

Você não precisa “julgar” aquela pessoa por isso... afinal de contas você deu o elogio por que quis né? Por que viu que a pessoa merecia e pronto. Se sentir feliz de ser uma pessoa positiva ao ponto de ter esta reação por alguém é saudável. Se reconheça... você tem mais é de elogiar a si mesmo, afinal de contas, a qualidade de “reconhecer” quando uma coisa é bem feita e de dar sem visar nada em troca, é um mérito extremamente nobre seu.
Então? Topas apreciar o esforço humano em busca do reconhecimento? Se for o caso, vai elogiar quem hoje?

Para os que decidirem experimentar essa receita positiva, se prepare para sentir uma tremenda dose emocional de prazer, quando você ver, a felicidade de um sorriso causado pela gratidão resultada de sua boa ação.

Sua no reconhecimento do lado positivo humano,

Lygya





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.