Que diferença faz a idade?

Que idade você tem? Quantas vezes você ouviu alguém responder essa pergunta com as famosas frases:
Pra que você quer saber?
Não é da sua conta ou não te interessa.
Iiiii...que falta de educação, perguntar a idade... não se faz essa pergunta principalmente a uma mulher...
Ou com um sorriso sem vergonha estampado na cara pela mentira diz; Quinze! pra disfarçar o desconforto de dizer a idade.

No Brasil mesmo com muitas avós sendo consideradas um “Mulherão” aos 40 e 50 e mesmo 60, ainda vejo o preconceito no campo de trabalho assim como entre muitos homens em relação a esse fato natural.

Hoje em dia os cinquentões e cinquentonas que se amam e trabalham em sua saúde, exercitando e comendo o que deve, sem fumar e se exceder na bebida alcoólica, conseguem se orgulhar dos cabelos grisalhos ao ponto desse mesmo fato se tornar um charme tanto para o homem quanto para a mulher.

Eu por exemplo me sinto orgulhosíssima dos meus 57 e desafio qualquer um que tente me provar que ser maduro é pior do que melhor. Isso é tão relativo como querer provar que a cor vermelha é mais bonita do que a amarela. Gosto não se discute, não é mesmo? Se colocarmos na balança os pros e os contras da idade em minha opinião, vamos ficar cientes dos seguintes fatos:

A pessoa jovem “geralmente”, ainda não sabe muita coisa na vida alem de alguns ainda estarem engatinhando no que diz respeito a ter uma vida bem sucedida e tranqüila, assim sendo a vida pode se tornar estressante, ao passo que a pessoa madura tem a oportunidade não só de relaxar por que já tem mais experiências pelo tempo vivido, mais também por ter mais opções de soluções realísticas para situações diárias. Se a pessoa madura for consciente de seu potencial, irá ganhar muitos prazeres pelo resto da vida, é só ter consciência de sua missão na vida, em vez de só ficar pensando no cheque da aposentadoria e no alto custo de vida, na dor das costas, e no próximo capitulo da novela da Globo. E é obvio também que se você senta no escritório o dia inteiro, pega o carro ou o ônibus sentado, chega em casa senta pra comer o jantar e depois senta pra ver televisão, a sua coluna vai gritar “help” eventualmente e com toda a razão, concorda?

Caso exercite o corpo todos os dias pelo menos por 30 minutos, coma saudavelmente, muito verde cru em forma de suco de vegetal, ou salada, pensa positivo, investiga coisas que gosta de fazer e faz, alem de se conectar com indivíduos positivos pra uma contribuição social de alguma forma, se sentindo útil, garanto que a emoção irá regar o coração de boas batidas e curar as feridas...

É claro que a opção individual conta na filosofia de vida de cada um com idade avançada ou não. Mas não posso deixar de mencionar a limitação de muita gente em relação à idade e quero deixar bem claro as opções que temos em relação a esse processo natural e divino que é “saber crescer em vez de envelhecer” como eu prefiro dizer.

Ao usar a palavra velha para um ser humano, para a maioria isso significa, acabado, gasto, não presta mais ou é problema garantido. Já uma mobília e vinho francês se tornam uma “antiguidade valorizada” que alguém irá gastar milhões de reais para esnobar na sua sala de visita como relíquia. Pois eu considero a minha maturidade e experiência de vida bem vivida uma relíquia rara, que não tem preço. Um jovem nunca vai conseguir saber o que sei a não ser que eu ensine. Isso pra mim é valor também.

Conheço mulheres e homens na minha faixa de idade prontos para viver uma vida cheia de novas possibilidades miraculosas, isso quer dizer que realmente temos a opção de viver melhor à medida que colhemos os frutos das sementes que plantamos.

Se focalizarmos nossas mentes nas soluções que a vida oferece diariamente iremos viver extraordinariamente em qualquer idade.

Um ótimo exemplo do que escrevo é a estória de uma senhora americana chamada Rosa de 87 anos que resolveu estudar numa universidade nos Estados Unidos e depois de ter se tornado um ícone no campo universitário, morreu 1 semana depois de sua formatura tranqüila em seu sono. Rosa deixou uma legacia de lição de vida jamais ensinada por uma universidade. Acredito que seu exemplo de determinação pela felicidade independente da idade ainda será promovida on-line e fora dela por muitos anos. A expressão popular diz; Idade não tem documento, e eu digo; Felicidade não tem Idade. Sua famosa frase; “Ficar velho é obrigatório Crescer é Opcional!” é uma das maiores verdades ditas por um ser humano em minha opinião.

Na sua ultima palestra dada aos 2.000 alunos daquela universidade, também disse o seguinte:
Nós não paramos de amar porque ficamos velhos, nós ficamos velhos porque paramos de amar...
Os velhos geralmente não se arrependem daquilo que fizeram, mas sim por aquelas coisas que deixaram de fazer.
As únicas pessoas que tem medo da morte são aquelas que têm remorsos

São exemplos como o de Rosa que fazem meu coração se enternecer ao ver minhas rugas e aceitar sem menosprezar o pacote do tempo e nem pensar em entrar na faca da cirurgia plástica num hospital em algum lugar.

Não deixo de acordar sem agradecer por estar viva, com saúde e com o coração cheio de felicidade pra dividir por ai, na rua, na academia ou mesmo na internet, o importante é curtir e dividir uma vida de vitórias e alegrias. Porque acho como Rosa que tenho a opção de crescer, e nada mais divino pra mim do que usar o meu poder a qualquer hora em qualquer lugar, com qualquer ser...

E você? Acha a sua idade uma experiência negativa ou positiva na sua maneira de ver?

*Saiba que se você leu isso com o coração estará uma pessoa mais sábia, se leu com a mente estará apenas uma pessoa mais velha...





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.