Seja determinado, fale bem e seja um grande líder

Determinação foi sempre uma das características mais importantes na vida dos grandes líderes. Se analisarmos a trajetória daqueles que influenciaram a história da humanidade vamos constatar que praticamente todos foram pessoas determinadas, que nunca esmoreceram diante dos desafios que tiveram de enfrentar.

Relembremos, por exemplo, a vida de Demóstenes. Logógrafo extraordinário. Demóstenes tinha tanta habilidade para escrever discursos que chegava a ser convidado pelas partes adversárias para produzir as peças de acusação e de defesa. E escrevia ambas com a mesma competência.

Só para dar uma idéia do tamanho dessa proeza, podemos compará-la ao jogo de xadrez, quando uma pessoa joga contra si mesma. Imagine você tendo de mover as pedras brancas e pretas, sabendo sempre como será o próximo lance do adversário.

Entretanto, para falar, Demóstenes não possuía a mesma competência que tinha para escrever. Suas características pessoais o deixavam longe da imagem de um grande orador.

Possuía voz fraca, não pronunciava bem as palavras e era motivo de zombaria por causa do vício de levantar seguidamente um dos ombros enquanto falava.

Essas dificuldades naturais poderiam fazer com que qualquer outra pessoa desistisse de ser orador. Mas Demóstenes era determinado e não se conformou com a condição que a natureza havia lhe imposto.

Para fortalecer a voz, passou a fazer longas caminhadas na praia e falava diante do mar, procurando desenvolver um volume que superasse o bramido das ondas.

Com o objetivo de aperfeiçoar a dicção, punha seixos na boca e, com as pedrinhas dificultando a fala, aprimorou a pronúncia das palavras.

O vício do ombro foi corrigido com um recurso muito curioso - colocou uma espada pendurada no teto, com a ponta voltada para baixo, e, ao exercitar os discursos na frente de um espelho, era ferido sempre que produzia o movimento involuntário.

Determinado a se concentrar nos seus exercícios e a não desistir, raspou metade do cabelo e metade da barba e, com essa aparência ridícula, ficou impedido de aparecer em público e se obrigou a continuar seu treinamento.

Depois de todo esse sacrifício e com atitude sempre determinada, Demóstenes não apenas pôde falar em público, como se tornou o maior orador da antigüidade.

Costuma-se comparar Demóstenes a outro extraordinário orador, o romano Cícero. Bem preparado, culto, eloqüente, era um orador imbatível e difícil de ser enfrentado.

Todavia, era muito vaidoso e não tinha escrúpulos para juntar-se aos poderosos sempre que julgava conveniente. Por isso, ao mesmo tempo em que angariava admiração pelo seu talento, despertava ódio e antipatia pelas suas atitudes.

Dizem os historiadores que a grande diferença entre um e outro está no fato de que, enquanto Cícero falava, o povo exclamava: Que maravilha, como fala este orador! E, quando Demóstenes falava, o povo marchava.

Aqui temos duas reflexões que podem nortear nossa vida. A primeira se refere ao nosso potencial para falar em público de maneira eficiente: as dificuldades que me impedem de ser um grande orador são maiores que as enfrentadas por Demóstenes?

Será que com tantos recursos para nos ajudar a falar melhor em público não está faltando um pouco desse precioso ingrediente - a determinação?

A segunda reflexão parte da comparação feita entre Demóstenes e Cícero: será que, ao falar, estamos apenas preocupados em ser admirados pela maneira como nos expressamos, ou interessados em fazer com que as pessoas vejam em nossas atitudes um exemplo, aceitem nossa liderança e concordem em abraçar a mesma causa que nos permitirá afastar os mais pesados obstáculos e caminhar para a conquista das vitórias?!

SUPERDICAS DA SEMANA

* Seja determinado. Essa qualidade só depende de você
* Não há dificuldade para falar em público que não possa ser superada
* Não fale apenas para ser admirado, tenha um propósito
* Use a comunicação para conquistar e exercer a liderança





Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação, Palestrante, Professor de Expressão Verbal e Escritor. Escreveu 15 livros com mais de um milhão de exemplares vendidos. Seu site www.polito.com.br

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.