Qual o mais poderoso pra você, o medo ou a coragem?

Como a vida é sabia o medo nos foi dado de presente, para que possamos nos defender e proteger contra o perigo, e a coragem nos foi dado exatamente para que possamos enfrentar o que tememos... Esses dois poderes que vem dos nossos sentimentos são ferramentas indiscutíveis para alcançar a vitória ou encarar a derrota do que queremos e não. Ambos comportam o bem e o mal. E assim é a vida em geral...

Muito medo não é equilibrado nem coragem demais é aconselhável. Tudo tem os dois lados da moeda, assim fica mais interessante e mesmo fascinante, escolher o que queremos usar de acordo com a situação.

Quando nascemos somos desprovidos do medo até que começamos a ver caretas, ouvir histórias horrorosas, e sermos influenciados pelos medos dos adultos na família e colegas de escola e sociedade.

O medo pode tanto nos ajudar como nos atrapalhar e limitar, cabe a nós aprender como lidar com ele em harmonia com a coragem e, por conseguinte a liberdade...

Para reconhecer, respeitar e lidar com nossos medos ficar atentos e observar a nossas ações e reações, é a coisa mais sabia que podemos fazer para nós mesmos.

Para vocês terem uma idéia do que quero dizer acima em relação ao medo demasiado ou a coragem sem precaução, aqui esta um bom exemplo verídico, conheci uma mulher em Nova York na área mais artística da cidade de lá (no Village) e que vivia sozinha, um dia chegando a seu apartamento, já do corredor viu que a porta estava entre aberta. Seu coração começou a bater forte e rápido e seu instinto lhe avisou que aquilo era estranho e perigoso, mas ainda assim entrou no apartamento, onde um homem roubava o lugar. Infelizmente, foi violentada em conseqüência dessa ação. Eu lhe perguntei porque não correu na direção oposta do apartamento no corredor, desde que sentiu que algo estava errado. Ela me respondeu; - pensei que eu era invulnerável.

Usei o exemplo acima para explicar que a emoção do medo é boa para nos avisar de um perigo. Se ela tivesse escutado e respeitado seu coração e mesmo o bom senso, se protegeria de um crime desta magnitude. Saber usar nossas emoções é nossa vantagem, não nossa destruição. As defesas foram criadas para nos proteger, só depende de nós usarmos de uma maneira certa no tempo certo. Por isso e tão importante aprender sobre elas e nós mesmos.

Acho esse tema fascinante por que chegamos ao ponto de criar tanto medo dentro de nós por causa dos fatos promovidos na mídia que estamos ficando:

* Deficientes na comunicação com nossos amigos, porque estamos cada vez mais mentindo e nos escondendo com medo de sermos rejeitados ou julgados

* Deficientes na felicidade de nossa própria criação de vida, porque estamos desacreditados em sermos felizes com o que possuímos dentro de nós

* Deficientes na sabedoria de ouvir o desabafo de um amigo ou o apelo sincero de uma irmã, por estarmos apressados para ver a novela da Televisão

* Deficientes na humanidade por ignorar ver o nosso próximo morrer de frio, fome e sede, sem nada fazer, sem contribuir com uma caridade em alguma instituição legalmente merecida.

Chegamos ao ponto de termos medo de dar, de receber, de dividir e de ter.

No passado se tornar um milionário era motivo de celebração hoje em dia os milionários se escondem com medo de serem assediados por ladrões e falsos amigos. Por essas e outras precisamos dar a volta por cima e lutar pela harmonia de nossas vidas em todos os sentidos.

Qual é a solução? A harmonia interior, o senso do amor por si, a esperteza de ouvir seu próprio instinto. Quantas vezes eu disse para mim mesma no passado depois de fazer algo que meu coração disse pra não fazer, Eu sabia!!! Bem que alguma coisa me dizia pra não fazer isso... Já aconteceu isso com você?

E quanto controlar nossa alegria e celebrar abertamente quando estamos felizes por alguma coisa como ganhar na loto, nós merecemos celebrar sim, temos o poder e devemos caminhar em direção a nossa visão cheia de paixão pelo melhor que a vida pode oferecer. Com coragem comedida podemos chegar a ter uma vida extraordinária, mas se só cultivamos o medo nunca experimentaremos a liberdade de ser realizado completamente.

Precisamos contrabalançar a coragem com o medo para que possamos ter as emoções e nossas vidas harmonizadas. Por exemplo, o ditado quem arrisca não petisca é simples e correto, se os milionários da vida não investissem nas bolsas de valores o dinheiro não cresceria na proporção de seus lances atrevidos mais também sei de muito milionário que perderam milhões em literalmente frações de segundos por ter a coragem de acreditar em sua aposta. Isso não quer dizer que nunca mais irá investir.

Tudo é relativo, e ai esta nosso presente, cabe a nós jogar pra ganhar caso contrário o medo tomará conta do pedaço e nada irá nos libertar do ordinário.

Na minha humilde opinião a coragem deve ser exercitada tanto quanto o medo para que o equilíbrio dessas duas ferramentas poderosas nos ajude no sucesso e bem estar.





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.