Como ganhar competição nas olimpiadas da vida

Ahaaa... Se usássemos as competições das Olimpíadas como bons exemplos de estratégia para vencer na vida, ganharíamos medalha de ouro do sucesso total.

Você é um daqueles que se aborrece quando há competição no trabalho ou em casa?

Quando eu era mais jovem via competição pelo lado negativo e era alérgica a isso, só queria ganhar o jogo, o resto não me importava, morria de ódio dos meus competidores caso perdesse. Depois que aprendi que a competição me possibilita exercitar o músculo da criatividade, mudei da água pro vinho.

Nós não estamos livres de competição em lugar nenhum. È muito importante saber competir, as brasileiras que o digam, pra você ter uma idéia, li não me lembro aonde que no Brasil temos cerca de 3 a 5 mulheres para cada homem em alguns estados brasileiros, principalmente no nordeste. Além das mulheres brasileiras terem competição com outras mulheres também tem que prestar atenção na população gay que cresce (me parece) cada vez mais. Mas isso, embora pareça absurdo para alguns, nos ajuda a competir positivamente, pois lá no exterior aprendi que somos tidas por muitos estrangeiros, como as mulheres mais bonitas e sexy do mundo. Eu particularmente vi um numero assustador de mulheres obesas nos Estados Unidos, (ao contrário do Brasil), e sem vaidade nenhuma, além da feminilidade baixa. Entende o que eu quero dizer? Nós mulheres brasileiras usamos a competição para melhorar nossos recursos femininos ao invés do contrário. Estamos ganhando medalha de ouro em muito coração masculino pelo mundo afora. Tem muito estrangeiro viajando pra cá só pra casar com uma brasileira.

Os grandes atletas mundiais não poderiam bater recordes se não fosse pelo espírito competitivo que eles têm. Tem atleta que é tão competitivo que competem contra eles mesmos, e abatem seu próprio record, já repararam isso? O importante para eles é “alongar” as possibilidades de alcançar mais, serem ilimitados. Às vezes só é necessário 1 milímetro a mais para superar o que parecia ser o limite humano, e a cada ano alguém bate o record mundial. Acho isso fantástico, é a prova de que temos possibilidades ilimitadas ao nosso dispor, é só acreditar que podemos mais e lá vamos nós além do ordinário, do comum.

Por isso eu gosto de usar os atletas como inspiração e comparação com a vida por que se quisermos jogar pra ganhar nas situações dificultosas do dia a dia podemos ser atletas de vida também, nós temos livre arbítrio para optar pelo uso do nosso popular jeitinho brasileiro “positivamente” (o milímetro extra), e se usamos as técnicas necessárias dadas por um treinador experiente como o nosso técnico do time de vôlei feminino deu lindamente em Pequim, poderemos ir mais longe do que imaginávamos. É importante saber que ninguém faz tudo sozinho (a), tem sempre alguém que pode nos ajudar a voar mais alto, a alongar nossas possibilidades. Depois que experimentei ter um Coach nunca mais deixei de ter um, aliás tenho dois, um aqui e um na Califórnia. O sucesso deixa rastros, una-se aos bons e serás um deles. Nunca deixe essa possibilidade de ganhar de lado. Procure a ajuda certa e serás recompensado de uma maneira surpreendente com fui e continuo sendo. Em tempo se você quiser ser guiado por mim, estou dando desconto para os leitores do www.planetanews.com é só me mandar um email com o nome do artigo que leu e mais lhe tocou que serás presenteada(o) com um desconto compensador.

As minhas sugestões aqui são as seguintes:

* Se você tiver competição no trabalho, fique feliz e celebre, porque essa é a sua grande chance de usar o seu poder de mudar aquela situação com tato e classe para o positivo. Se tudo fosse fácil já imaginou como a nossa vida ia ser chata?

* Outra coisa que é muito importante frisar é que quanto mais o competidor nos desafia, mais gostosa é a vitória.

* O primeiro passo, é nos concentrar na meta final que no nosso caso, é mudar para o positivo qualquer situação negativa no trabalho e/ou em casa custe o que custar. Temos a opção de nos conscientizar de que qualquer situação negativa poderá se transformar em positiva pela “intenção”. Podendo inclusive usar qualquer situação de competição como um bom jogo/divertimento (Carnaval interior) positivo. Quando decidi assim o fazer, eu passei a me divertir com as situações dificultosas assim como as pessoas tendo 99% de resultados positivos.

Para isso acontecer temos que ter os 3 Cs seguintes:

* Concentração,

* Confiança e

* Compromisso.


Concentrando na medalha de ouro no placar financeiro, no placar da nossa vida amorosa, no placar da nossa espiritualidade, e no placar da nossa saúde física, estamos nos dando a oportunidade de competir com maestria como o nosso time de vôlei feminino fez orgulhosamente em Pequim. Você viu a concentração delas na hora da bola ser lançada? Viu a maneira com a qual elas jogavam unidas e focadas? Viu que em todos os lances a confiança estava presente? Viu o técnico dando instruções constantes sobre o que fazer e que ângulo tomar? Se não viu procure ver a reprise vale a pena ver. O compromisso delas em ganhar estava estampado durante todo o jogo.

E se nós usássemos a mesma tática no trabalho ou na faculdade com nossos colegas? E se nos concentrássemos a ajudar em vez de querermos ser ajudados? E se focássemos na nossa autoconfiança e nos compromissasse em nos tornar lideres ao invés de vítimas? Jogando com a intenção de bater nosso próprio recod e BUM! Acabaríamos por nos sentir úteis ao invés de criticas constantes e reclamações inúteis? O que você acha que aconteceria? Ganharíamos uma medalha? É bem possível, mas só conseguiríamos ter a certeza disso praticando várias vezes até virar automático, visceral mesmo, como faz qualquer atleta que se preze. Treinando todos os dias com disciplina. Se ficar muito difícil alcançar o sucesso merecido sozinha (o), procure um Coach (treinadora(o)) que você confie e aceite ser guiada (o) com técnicas certeiras em direção ao sucesso.

E ai me responde, por favor, você gosta ou não gosta de competição? Seja qual for a resposta, me diz por quê?

Sua na arte de competir positivamente e vitoriosamente.





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.