Como dançar com os opostos

A vida é uma constante dança entre opostos, veja aqui o que fazer para tirar proveito de situações entre o bem e o mal, o homem e a mulher, o dia e a noite, o preto e o branco e o Yin e o Yang... esta dualidade é refletida em tudo. Sempre haverá dois lados para toda e qualquer situação: o sim e o não, o sol e a lua, o norte e o sul...

Até em nós mesmos temos dois lados diferentes, aposto que se você agora mesmo, neste exato momento, olhar para o seu pé w/ou sua sobrancelha, verá uma diferença nos dedos e no formato, assim como a massa cefálica que é dividida em duas partes, o lado analítico e o emocional. Isso se dá por que precisamos dos opostos para aprender um do outro. Você acha que poderíamos saber o grau de importância do positivo em nossas vidas se não soubéssemos o que é o negativo? Sem o negativo, será que existiria o positivo?

Se pensarmos que o negativo não é necessário em nossas vidas, estamos pensando que as lições e aprendizados de vida não devem existir. Se este for o caso, então eu lhe pergunto, para que vivermos então? O que seria de nossas vidas e quão monótono poderia ser se não tivéssemos a dualidade para comparação e aprendizado na vida? Como poderíamos valorizar nossos esforços e nos orgulhar dos conhecimentos alcançados, sem ter nada para comparar?

Assim sendo você não acha que se focalizássemos nossa atenção no aprendizado que o lado negativo pode nos dar, ao invés de menosprezá-lo como a grande maioria faz, anulando assim qualquer possibilidade de crescimento, teríamos muito mais ganho do que perda?

Enquanto não abraçamos tudo que a vida nos dá sem exceção, com a mente focalizada no aprendizado que cada situação pode nos trazer, iremos perder o barco do ponto positivo da situação. O qual é sair sempre ganhando de qualquer situação ou seja sempre “aprendendo” de qualquer situação.

Uma boa maneira de lidarmos com a dualidade da vida de uma maneira positiva é nos disciplinarmos em ver os dois lados em qualquer situação. Se assim não fizermos, ficaremos sempre cegos de um olho, ou seja, limitados de um lado, o lado do nosso aprendizado com a referida situação.

Um assunto que irá provavelmente ser sempre interessante discutir em referencia a dualidade são as diferenças na maneira de ser e pensar entre os problemas e as soluções.

Aprendi a pensar com as minhas experiências que os problemas foram criados para podermos exercitar a nossa capacidade mental de criar novos caminhos. Acho que quanto mais temos problemas para resolver e aprendemos a resolve-los, mais capacitados para viver nos tornamos.

Conheço muita gente que quando surge algum problema, elas falam sobre o problema, pensam no problema 24 horas, sonham com o problema, abraçam o problema, respiram o problema e acabam ficando problemáticas e doentes, por causa do bendito problema. Acho muito mais inteligente fazer o oposto. Ou seja, admitir que existe um problema e começar de imediato pensar como poderia solucionar aquilo e falar, sonhar, abraçar e respirar a solução.

Como o exemplo da uma amiga minha arquiteta de 27 anos de idade chamada Tina que já não via há 6 anos, me contou no Sábado passado uma coisa que me fez ficar super orgulhosa, ela me contou que estava trabalhando pra si mesma e que estava dando certo, perguntei o que aconteceu já que estava trabalhando para uma companhia grande da ultima vez que nos vimos. Ele me disse que descobriu que o patrão era um homem sem escrúpulos e que se sentia mal em ir trabalhar todos os dias para aquele tipo de pessoa, então ao invés de ficar lá reclamando resolveu abrir seu próprio negócio. No principio disse que foi muito difícil e que todos em sua volta diziam que seria melhor pra ela arranjar um “emprego”, bla bla bla. Ela, porém aquentou firme, e hoje em dia tem seu próprio carro 0, e nem precisa promover seu negocio pois esta cheia de clientes. Já esta com uma estudante ajudante e sua visão é 10. Adoro ouvir histórias assim. Esse é um resultado típico de alguém que usou o negativo pra criar o positivo e BUM! Deu certo como geralmente dá, se usarmos nossa criatividade certeiramente. Ela me disse que adora o que faz. Ai esta a realidade dos fatos. Já pensou você fazendo o que gosta e ganhando dinheiro ao mesmo tempo, que delicia?

E você? Já dançou com os opostos alguma vez? Adoraria que você dividisse comigo escrevendo no comentário abaixo. E caso você tenha alguma situação que esteja lhe incomodando e não vê solução, escreve também, pois acredito que você só esta precisando de uma nova maneira de ver a situação.

Sua na dança da vida.





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.