Como a flexibilidade ajuda a ultrapassar dificuldade

A flexibilidade pode ser física ou mental. Nos dois casos estamos lidando com um alongamento necessário. Por isso resolvi comentar sobre este assunto comparando as duas formas de flexibilidade para que possamos ver o quanto é curioso e poderoso a comparação e ação das duas formas de flexibilidade.

Neste artigo iremos nos aprofundar mais sobre a flexibilidade mental, já que esta nos possibilita ter vantagens extraordinárias no que se refere relacionamento com pessoas, dinheiro e oportunidades surgidas pela vida.

Tanto o alongamento mental quanto o físico é um exercício destinado a desenvolver nossa flexibilidade. Pra fazer a explicação sobre o alongamento físico o mais simples possível, se lembra quando sentimos necessidade de nos espreguiçar? Assim o fazemos sem hesitar porque essa ação nos faz sentir melhor fisicamente, não é mesmo? Isso acontece porque temos a necessidade natural do corpo de fazer alongamentos de vez em quando. Quando alongamos damos mais espaço para o oxigênio alimentar nossos músculos.

Já o alongamento mental é necessário na vida em geral porque esse tipo de flexibilidade esta diretamente ligada com o processo de amadurecimento e evolução humana, dando assim vantagem para quem alonga sua capacidade de espreguiçar o músculo mental e o espaço das possibilidades transcendentais.

Note que ser flexível mentalmente não significa deixar-se levar por qualquer coisa, ser uma pessoa tipo Maria vai com as outras, pelo contrário. Pode-se dizer que ser flexível é saber dizer um sim ou um não no momento oportuno, e esse simples fato pode ser essencial para o sucesso de pequenas e grandes coisas na vida.

A pessoa que é flexível aprende a alongar além de suas crenças e princípios para que possam ultrapassar limitações existentes.

Flexibilidade é sem exagero um dos maiores trunfos que podemos ter para conseguirmos alcançar com honras o que queremos. Quem tem flexibilidade tem sempre uma chance extra em qualquer situação. Muita gente perde no jogo dos desafios e dificuldade por não ser flexível e/ou jogar com a cintura (rs).

A boa noticia é que, assim como podemos exercitar nosso físico para obter mais flexibilidade muscular, também temos a opção de aprender a sermos flexíveis no trabalho ou no lar, caso seja necessário, é só praticar.

Pra que você tenha isso ao pé da letra, ai vão minhas 4 dicas para você aprender a ser uma pessoa flexível em qualquer situação, elas são as seguintes:

* Se adapte com criatividade, positividade e respeito por si próprio(a) em casos de situações desafiantes

* Nunca se esqueça de ver a situação com senso de humor por mais dificultosa que a situação seja

* Veja sua escolha de adaptação com motivação para fazer de sua escolha uma vitória e não uma derrota
* Tenha tolerância com o próximo, afinal de contas ninguém é perfeito nem você.

Exemplo de flexibilidade usando adaptação:

Por exemplo, se você esta fazendo uma coisa que acha certo na sua empresa e um colega discorda veementemente de sua opinião, talvez fosse esperto alongar seus horizontes e ter curiosidade a respeito da opinião alheia, talvez ele ou ela esteja numa direção certa alem da sua, e você irá aprender com ela o que não sabia. Assim o fazendo saberá a sua maneira e mais uma outra, quem você acha que é a pessoa mais sábia das duas?

Exemplo de flexibilidade usando humor:

Digamos que você esta numa discussão com sua ou seu parceira(o), onde as emoções estão fervendo e você não vê meios de convencer a outra pessoa de que sua opinião é a certa naquele momento, talvez fosse esperto, transformar a situação na sua cabeça como uma comédia (isso mesmo, uma comédia, pois não há coisa mais engraçada do que duas pessoas inteligentes e adultas discutindo sem parar, batendo na mesma tecla por horas e estressando um ao outro). Discussão pra quem vê de fora muitas vezes se torna engraçada por que é interpretada como um ato imaturo. Pense bem, discutir com tanta veemência uma coisa que poderia ser resolvida com uma conversa não deixa de ser hilário não é mesmo? Faz sentido isso pra você?

Exemplo de flexibilidade usando motivação:

Na vida profissional a pessoa que é flexível não fica agarrada a um padrão e contribui com a sua criatividade para que as inovações sejam colocadas em prática, para que tudo funcione bem. É uma pessoa que trabalha motivada e consegue apresentar soluções que na maioria das vezes não foram pensadas antes por ninguém na empresa. Esse(a) profissional é muito querido(a) por sua empresa por ser muito valioso(a). E não vamos nos esquecer de mencionar a flexibilidade na hora das negociações que é indispensável pra um bom resultado pra ambos os lados. Advinha quem vai ganhar bônus e ser promovido na empresa?

Exemplo de flexibilidade usando a tolerância.

Isto significa que você está aberta(o) para aceitar opiniões e costumes que são diferentes dos seus. Podemos facilmente nos lembrar de pessoas que são intolerantes com outras devido a crenças religiosas ou políticas. Estas pessoas intolerantes podem até cair num ridículo para muitos. Como foi o caso de um rapaz que uma vez comentando sobre uma musica usando o ritmo Afro mencionando o culto do candomblé em um vídeo de Carlinhos Brown, disse alto para todos ouvirem – Isso é coisa de Satanás, rapaz!

Não teve uma pessoa que não o olhasse com espanto na sala. A reação veio rápida por um dos rapazes presente naquele momento, que imediatamente lhe perguntou como ele sabia disso (?). Sua resposta foi evasiva, como qualquer pessoa intolerante geralmente responde, na maioria das vezes acham que só eles estão certos mais ninguém no mundo. Outras pessoas se aproximaram (inclusive eu) e duas pessoas disseram a queima roupa que ele era um ignorante, e outros lhe fizeram mais perguntas que estou certa lhe tocaram bem fundo no coração. Continuava falando alto e dizendo vermelho que nem camarão, que aquele tipo de religião era uma coisa pecaminosa e outras besteiras mais, e que Deus era um só, etc... No dia seguinte, cheguei bem pertinho do jovem, e perguntei bem baixinho sorrindo no pé de seu ouvido; - “Você acha que o Deus que você tanto adora iria julgar outras religiões como você as julga?” Ele sorriu em silencio continuou com sua cabeça baixa demonstrando reflexão.

Resumindo, a pessoa saudável precisa exercitar sua flexibilidade nos dois sentidos. O alongamento constante irá se tornar automático e proveitoso, (como acontece com nossos músculos) e desenvolverá vários métodos para se obter resultados positivos em qualquer situação, e com isso só temos a ganhar, experimente. Superar adversidades com flexibilidade é ganhar no jogo da dificuldade. E se você jogar esse jogo com os regulamentos que citei acima você será um ganhador absoluto tanto na vida pessoal como na profissional.

E então, você acha que vale a pena jogar na vida ultrapassando dificuldades com flexibilidade?

Sua na flexibilidade e na maturidade.





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.