Descubra porque a procrastinação é veneno para o nosso sucesso

Procrastinação, o que é isso?

Procrastinar é deixar para amanhã algo que se pode fazer hoje desnecessariamente.

Eu decidi dedicar um artigo e um capítulo do meu livro intitulado, “Ame as emoções que você odeia!” (encontrado somente no meu site www.lygyamaya.com.br. Aproveite enquanto esta em promoção de Natal), sobre isto porque a procrastinação tem raízes no desequilíbrio emocional e pode destruir o sucesso na vida de qualquer ser humano. Por isso devemos prestar muita atenção nisso.

Ser um procrastinador é se manter retardando o que pode e muitas vezes “deve” ser feito hoje, para o procrastinador significa “não fazer agora,” que quer dizer estagnar, nenhum movimento, nenhuma emoção - um exemplo de obstrução de energia para si e a prova da falta do amor-próprio, alem de desorganização e do desconhecimento emocional. Nenhuma pessoa que deixa de fazer o que é preciso ser feito é orgulhosa/o de si; também não são orgulhosas/os de sua falta do motivação, de decisão e de determinação. Disciplina nos ajuda programar e melhorar nossas condutas e expectativas.

A procrastinação pode ser, e é muitas vezes fatal. O procrastinador pensa da seguinte forma: Um dia desses vou ao medico. Depois eu vou passar mais tempo com a família. Amanhã eu vou escrever meu imposto de renda, ainda vou retomar meu regime um dia desses, etc.... E o "qualquer dia desses" ou “amanhã”, freqüentemente, nunca chega.

No Brasil acontece muito das pessoas falarem que vão te ligar e nunca ligam ou um dia vou te visitar e nunca visitam e sua palavra de honra vai prô beleléu e nossa confiança naquela pessoa é obstruída.

As decisões humanas não são dadas por alguém, são produzidas por nós. A decisão do procrastinador é não fazer hoje o que pode ser feito amanha ou “outro dia” ou “um dia desses”.

Há muitas maneiras de evitar o sucesso na vida, mas a maneira mais certa pode ser procrastinação. Procrastinadores sabotam o sucesso deles mesmos. Põem obstáculos em seu próprio trajeto para o sucesso. Escolhem os trajetos que realmente ferem seu desempenho.

Por que as pessoas fariam isso? Eu achei a opinião de dois peritos no assunto da procrastinação nos Estados Unidos: Joseph Ferrari, Ph.D., professor de associado de psicologia em De Paul Universidade em Chicago, e Timorthy Pychyl, Ph.D., professor e associado de psicologia na universidade de Carleton em Ottawa, Canadá. E eles fizeram uma lista de dez coisas que você deve saber sobre procrastinação. Aqui esta a lista sendo que adaptei algumas coisas para a nossa realidade e cultura.

1. Vinte por cento dos povos identificam-se como procrastinadores crônicos. Para eles o procrastinação é um estilo de vida. E interfere em todos os domínios de sua vida. Não pagam contas a tempo. Perdem a oportunidade para comprar bilhetes com descontos nos concertos. Não descontam bônus com certificados para fazer mais economia. Arquivam retornos de imposto da renda tarde. Saem pra fazer compras no Natal ate na própria noite de Natal.

2. Embora não consideramos isso um problema sério no Brasil, representa um problema profundo de auto-destruição, porque somos na maioria agradáveis, nós não chamarmos a devida atenção das pessoas em suas desculpas esfarrapadas mesmo quando nós não acreditamos nela. Muitos de nós levamos na brincadeira, e sorrimos pra ela e rimos dela depois.

3. A Procrastinação não é um problema da gerência de tempo ou do planejamento. O procrastinador não é diferente em sua habilidade de estimar o tempo, embora sejam mais otimistas do que outros.

4. Procrastinação é feita, e não nascida. A Procrastinação é aprendida no meio da família, mas não diretamente. É uma resposta a um estilo autoritário de criar. Ter um pai ou uma mãe áspero/a controlando e mantendo a criança sem desenvolver a sua habilidade de se regular, de internalizar suas próprias intenções. A Procrastinação pode ser um formulário de rebelião, uma das poucas formas disponíveis em tais circunstâncias. E mais, sob aquelas condições na casa, os procrastinadores vão mais aos amigos do que aos pais para a sustentação, e aos seus amigos podem reforçar a procrastinação porque tendem a ser tolerantes de suas desculpas.

5. A Procrastinação prediz alto nível de consumo do álcool entre aquelas pessoas que bebem. O procrastinadores bebem mais do que eles pretendem - uma manifestação de problemas generalizados na auto-disciplina.

Procrastinadores mentem para si mesmos. Assim como, “eu me sentirei melhor fazendo isto amanh㓠ou, “eu trabalho melhor sob pressão.” Mas o fato é que não começam a sentir impulso no dia seguinte, nem trabalham melhor sob a pressão. Além disso, protegem seu senso de realidade dizendo “isto não é importante.” Outras mentiras de procrastinadores são que, a pressão do tempo os faz mais criativos. Infelizmente eles não mudam para serem mais criativos; se sentem somente dessa maneira. Eles desperdiçam seus recursos e talentos

7. Procrastinadores procuram ativamente distrações, particularmente os que não fazem muitos compromissos. Verificar o E-mail é quase perfeito para este tipo de finalidade. Eles se distraem como uma maneira de regular suas emoções tais como o medo da falha ou do sucesso.

8. Há mais de um tipo de procrastinação. As pessoas procrastinam por razões diferentes. Dr. Ferrari um psicólogo especialista em procrastinação identifica três tipos básicos de procrastinadores:

o tipos excitantes, ou procuradores de excitamento, que esperam pelo último minuto pelas euforias da correria.

o os evitadores, que podem evitar o medo da falha ou mesmo o medo do sucesso, mas em um ou outro caso são muito interessados do que outros pensam deles; preferem que os outros pensem que lhes faltam o esforço do que a habilidade.

o procrastinadores decisivos, que não conseguem tomar uma decisão. Não tomando uma decisão absolve procrastinadores da responsabilidade para o resultado dos eventos.

9. Existem custos altíssimos a pagar pela procrastinação. A saúde é um deles. Só por um periodo de um curso acadêmico, vários estudantes de uma certa faculdade americana procrastinando era uma total evidência de sistemas imunológicos comprometidos com resfriados e problemas gastro-intestinais. Também tiveram insônia. A procrastinação tem um custo elevado para outros assim como si mesma/o; desloca o peso das responsabilidades em outras pessoas, que se tornam ofendidos. A Procrastinação destrói o trabalho de equipe no lugar de trabalho e nos relacionamentos privados.

10. Procrastinadores podem mudar o seu comportamento, mas conseguir mudar consome muito sua energia psíquica. E não significa necessariamente que ele se sente transformado internamente. Pode ser feito com terapia altamente estruturada.

Além disso, na minha humilde opinião, eu acho que a procrastinação pode servir para proteger uma pessoa de um julgamento ou fornecer uma maneira secreta de se esconder na batalha. O atraso é o adiamento pode também regular o grau de intimidade que uma pessoa mantém com outras pessoas, preservando a distância inter-personal mais segura e a mais confortável.

Se depois de ler este artigo você acredita que é um(a) procrastinador (a), eu lhe pergunto, é isso o que você quer para o resto de sua vida? Quanto tempo você necessita para manter seu sistema de proteção ou rebelião a fim de se sentir protegida/o? Se pergunte com honestidade, esse sistema é valioso ou destruidor?

Por mais inteligente que somos, nem tudo conseguimos suplantar sozinhos, sugiro que você procure ajuda que possa lhe dar o empurrão mágico para o vôo triunfal da liberdade. Acredite e invista em você... Vale a pena sim!

Sua na contribuição e na ação.

L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.