Como viver feliz com graça!

“Viver sem humor é que nem comida sem tempero, só pra doente mesmo.” ( L. Maya )

Quem não tem graça está perdendo a oportunidade de viver mais sadiamente em todos os sentidos.

Um dos melhores presentes dados ao ser humano é sem duvida nenhuma o humor. O homem é o único animal que ri e quando usamos essa dádiva de acordo com a situação ganhamos pontos em vários níveis, assim como:
· Saúde física, emocional e mental
· Relaxamento dos nervos
· Ganho de poder sobre uma situação dificultosa
· Conquista de simpatia de outros para si
· Popularidade
· Pratica a inteligência
· Exercita a criatividade

O humor é uma solução imediata e inteligente em situações dificultosas, se tornando um tesouro para quem o sabe usar no momento certo na dose certa.

Quando eu digo humor não estou querendo dizer “palhaçada” por que nem todos nascem com esse talento, mas um bom senso de humor tem seu lugar no banco de credito do sucesso e realizações humanas.

A nossa saúde física, emocional e mental requer uma dose gigantesca de humor no nosso cotidiano para ultrapassar o estresse do dia a dia, assim como evitar confrontos destruidores entre dois seres humanos, e a ajuda em relação a flexibilidade humana dentre outras coisas mais. Repare uma pessoa com tendências para o drama e muita seriedade em todas as situações existentes. Esta pessoa não só influencia quem esta em sua volta com o mesmo sentimento assim como bloqueia qualquer abertura para um sorriso, a não ser que uma pessoa corajosa quebre o gelo do momento. Experimente surpreender com uma pergunta intencionalmente direcionada para o humor com elegância e uma postura positiva.

Hoje em dia quem tem bom humor muitas vezes consegue emprego mais fácil do que o oposto. Não há duvida que o bom humor pode melhorar qualquer ambiente tremendamente e a produtividade pode com isso aumentar consideravelmente. Tanto no nível profissional como no pessoal.
As organizações com o método de administração que focam resultados positivos para a empresa estão investindo cada vez mais no conceito da alegria. Os processos seletivos também estão coroados por essa idéia, as empresas que enfatizam o poder da alegria no ambiente de trabalho, buscam por candidatos “alegres”.

Proporcionar um ambiente de trabalho agradável é o que especialistas da área de recursos humanos pronunciam atualmente. O bom humor no trabalho favorece as relações interpessoais, tornando-as mais agradáveis, aumenta a união entre a equipe, eleva a produtividade, ameniza o estresse, já que estimula a produção de hormônios responsáveis pela sensação de prazer.

Acho engraçado que hoje em dia o humor esta até sendo matéria para pesquisadores de Universidades como a Columbia e do Missouri, nos Estados Unidos, para concluir após analisar estudos sobre os efeitos do bom humor no corpo e nas relações sociais, que as brincadeiras no ambiente de trabalho diminuem a fadiga. Nunca precisei que uma pesquisa dita como “séria” me desse o aval de que o humor fosse benéfico para a minha saúde. Por mais de 15 anos passo como prescrição (por pura lógica) pelo menos uma boa gargalhada por dia. Alias gargalhar diariamente varias vezes ao dia e usar o bom humor em tudo que for propicio é um dos segredos chaves para manter um espírito jovem intacto.

A sensação de bem-estar provocada pelo riso nos oferece maior fluência de idéias, decisões mais criativas, sucesso em todos os sentidos, que pode melhorar o relacionamento, diminuição da tensão e aumento da auto-estima. O bom humor também favorece o aprendizado em geral tornando-o mais eficaz.

Manter o bom humor no nosso dia a dia muitas vezes se torna um desafio em certas condições não muito satisfatórias, mas é exatamente ai que a criatividade e a inteligência se tornam necessários. Quando conseguimos sair vitoriosos de uma situação dificultosa transformando aquela situação em uma coisa hilária e arrancar um sorriso. Acho que injetando humor sem inserir sarcasmo ou palavras agressivas ou negativas em uma situação estressante, elegante, espirituoso e esperto.

Muitas vezes podemos (e devemos) usar uma pergunta engraçada para tirar o peso de um drama, ou rir de um problema para relaxar o ambiente. Às vezes um sorriso sincero apenas lançado em direção a uma pessoa triste, lhe transforma o dia. O importante é não deixar que o estresse do seu exterior lhe influencie o seu interior.

Adoraria saber de você, caso houvesse, uma situação dificultosa que mudou para melhor por causa de humor. Estou coletando fatos desse tipo para mostrar o quanto isso é proveitoso, vantajoso e divertido. As situações podem variar como; uma discussão com o pai ou a mãe os fizeram rir no meio de uma bronca, ou um colega de trabalho chato que enchia o saco de todos no escritório e lhe fez cair no ridículo com maestria e elegância sem ofendê-lo ou pô-lo pra baixo, ou a mulher que descobriu que o marido ou namorado lhe era infiel e usou de humor para lhe mostrar com eficácia o que descobriu aquele fato, etc..

Quero futuramente escrever um livro só sobre este assunto para ajudar as pessoas a entender como podemos fazer para vencer situações dificultosas com o humor, ou seja, com graça. Portanto se quiser ser mencionada (o) em um de meus próximos livros me manda material, ou seja, situações que eram dificultosas e por causa do poder do humor foram transformadas e solucionadas.

Quando enviar seu texto (histótia) favor enviar para lygya@lygyamaya.com e colocar seu nome e telefone para que possamos nos comunicar caso eu tenha alguma duvida, ok?

E independente do texto, não se esqueça de responder a pergunta principal deste artigo. “Como você considera sua vida, uma vida com graça sem graça? E por quê?”
Desde já agradeço sua participação na contribuição de um mundo melhor.

E viva o riso, o bom humor e a alegria que contagia!

L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.