Como se garantir no carnaval e sempre!

Semana passada, fui convidada pela segunda vez pelo produtor e amigo Alessandro Lyra Braga, para dar uma entrevista no seu programa na radio Bandeirantes no Rio de Janeiro intitulado Debates culturais. Enquanto conversamos sobre o que debater no domingo daquela semana, a palavra Carnaval veio à tona. Imediatamente após termos concordado em falar do assunto ele perguntou, porque será que as pessoas bebem tanto pra se divertir heim? E completou; Eu nunca entendi isso. Tem pessoas que morrem por causa disso, não faz sentido...

Respondi imediatamente; As pessoas que bebem bebida alcoólica ou tomam drogas de qualquer nível, legal ou ilegal “não se garantem”, ou seja, não acreditam que de cara limpa podem ser mais felizes ou ter um carnaval inesquecível.

O ruim disso, é que as pessoas que bebem em demasia estragam seus fígados para sempre. Muitos ignoram que a bebida um dia irá lhe dar o troco do abuso e muitas vezes isso se torna um mal físico crônico que nunca mais irá ser curado mesmo parando de beber.

Ele acrescentou; eu não bebo, faço meu carnaval “limpo” e me sinto bem assim.

-- É eu também não bebo mais, comentei, mas a realidade é que a grande maioria dos carnavalescos não conseguem nem imaginar brincar carnaval de cara limpa, é uma crença popular que vem sendo alimentada desde os tempos de criança. Lembro na minha infância muita gente dizendo --Aaahhh...nesse carnaval vou encher a cara! Ou cantavam a popular canção carnavalesca, que diz: --Eu vou beber, beber até cai. Me dá, me dá, me dá oi, me dá um dinheiro ai!

É como uma hipnose geral no carnaval, muitas vezes as pessoas bebem para fazer companhia aos amigos, não tem a coragem de ser diferente, assim como dançar, cantar e animar os outros, simplesmente sendo alegres e literalmente “sem vergonha” em resumo, não se garantem sem a ajuda da substancia alcoólica.

As razões pelas quais muita gente bebe varia de pessoa para pessoa, uns não acham graça em brincar sem o álcool no sangue por que se sentem mais à vontade de fazer o que não tem coragem de fazer lúcido (a), outros não querem dizer “não” aos amigos que lhe oferecem uma quantidade exagerada de copos de cerveja ou caipirinhas. Existem também aqueles que ingerem a substancia para esquecer as depressões, frustrações, e paixões mal resolvidas. Tudo é valido e muitas pessoas pensam, é carnaval! Vou sair do sério, me divertir, dizem eles para si. Só que o sistema falho de se divertir bebendo pode lhe trazer doenças crônicas, desastres físicos, brigas sem sentido, mal estar físico no dia seguinte (muita dor de cabeça), e muitas outras coisas negativas para sua vida. Tem gente que nem sabe o que aconteceu no dia anterior ou com quem dormiu, ou tem gente que é roubada e nem sente, e outras coisas mais.... acho até desnecessário contar historia de desastres de carros por que a mídia mostra todos os dias os índices de desastres automobilísticos diariamente. Beber álcool é uma das coisas mais destrutivas da nossa saúde junto ao fumo e, no entanto os governos do mundo inteiro legalizaram essas “drogas”. Por que seria? Hum... algo interessante para pensar profundamente, você não acha? Quanto de seu dinheiro vai pro bolso dos que vendem as bebidas, já fez as contas de quanto você paga pra se intoxicar no carnaval?

Desafio quem quer que seja a discordar. Se você acha que a bebida vai lhe trazer mais prazer por que você vai se solta mais, ou os amigos estão bebendo e você quer se integrar com eles, ou você quer se entorpecer, são razões formadas pela sua incapacidade de ver o quanto você pode ser sem beber.

O ponto da questão é que você não se garante sem o álcool a fazer tudo que quer com confiança usando sua força interior que é suficiente para fazer tudo isso (e mais), sem ajuda do álcool garantido. Estou escrevendo isso não por que eu nunca bebi, pelo contrário, da minha adolescência até os meus 29 anos de idade eu bebi muita bebida alcoólica. Sendo que houve um período em que eu pra mostrar para a turma de “amigos” na Bahia que eu era a super mulher, eu entornava garrafas inteiras de cervejas no gargalo pela garganta adentro achando aquilo o máximo da coragem. Eu queria alem de me entorpecer pra não sofrer (tinha muita dor emocional naquela época pra tratar, mas não sabia, não era consciente disso), mostrar para meus amigos que tinha a fortaleza de um super ser humano para beber, ou seja, vontade de aparecer.

Quando viajei para o exterior e levei minha vida profissional de dança mais à serio em Nova York, onde fazia 5 a 6 aulas de dança diárias, resolvi que eu tinha de tomar uma decisão séria em relação o álcool e o cigarro (eu fumava também) ou minha energia para dançar iria acabar com a minha carreira internacional. Decidi parar de beber e fumar para que meu corpo agisse sóbrio e me deixasse usufruir a bolsa de estudo que ganhei da melhor companhia de dança moderna negra do mundo 100%. Não posso deixar de mencionar que meu fígado e meus rins nunca mais funcionaram como novos, hoje em dia quando vou a um check up holístico da vida, de vez em quando ainda acusa um resultado insatisfatório do terapeuta, em relação aos dois órgãos, que agem como filtro de impurezas no nosso organismo, acusando falha, fraqueza e frustração no seu funcionamento por terem sido abusados na minha juventude. Agora eu lhe pergunto, é bonito isso? Destruir seus órgãos por não conseguir se garantir na alegria de viver?

Estou escrevendo isso porque penso que, quem sabe minha estória pode salvar alguma vida hoje? Ou ajudar a alguém a refletir mais antes de beber em demasia neste carnaval? Vale a pena escrever e dividir... por isso te escrevo, para que você não tenha de passar pelo que passei.

Adicionei na conversa com o Alessandro que se as pessoas concordassem em parar de beber e se cuidassem emocionalmente tendo consciência do quanto podemos ser felizes criando Carnaval “interior” a vida ia ser um eterno Carnaval garantido.

Criar nosso carnaval interior é tão esperto e eficaz que desde que passei a ter essa filosofia nunca mais fiquei doente do fígado ou dos rins. Tive por uns tempos umas gripes aqui e ali, mas agora nem isso. O sistema imunológico fica forte a partir do momento que não como açúcar para trazer mais prazer como também fazia no passado exageradamente. Meu corpo esta sempre ágil para trabalhar perfeitamente como a natureza pede.


Para quem estiver interessado em saber mais sobre minha filosofia de vida ou seja, de saber como ter um carnaval interior sempre, o primeiro passo seria ir no meu site www.lygyamaya.com.br e clicar no livro virtual “Ame as emoções que você odeia” aonde eu escrevi com muito carinho como a gente pode entender nossas emoções e curá-las através de exercícios emocionais, para que tenhamos uma vida mais sadia e bem sucedida. O livro virtual ainda esta à venda com o preço de promoção do Natal que resolvi alongar para o Carnaval (somente $15). Isso vai acabar daqui a pouco portanto aproveita agora.


Para você que não bebe parabéns! Para você que bebe, saiba que não há nada mais gratificante do que existir amando seu corpo, suas emoções, seu espírito e sua mente. Você é um ser sensível que precisa ser nutrido com carinho e muita atenção não só pela sua mãe ou seus amantes, mais acima de tudo e todos por si mesmo (a). Conseguindo alcançar um carnaval interior constante você irá se tornar uma inspiração, uma influencia positiva, um remédio contra a poluição dos nossos organismos mais sensíveis e acabar com o comércio exagerado do álcool na nossa sociedade entorpecida pela propaganda monstruosa atual.

Te desafio a não beber neste Carnaval, simplesmente se alegrar por estar com seus amigos e ser um exemplo de personalidade, ser um líder ao invés de ser parte do rebanho, da massa, te desafio ser você e se amar até o dia amanhecer...

Te desafio a acordar com o sol e se sentir sã (o), não ter vomitado a noite toda se empesteando de comida azeda por fora e sentindo a dor por dentro de seu templo, seu santuário, seu cenário, seu corpo que foi abusado.

Te desafio em ser quem você “É”, um ser iluminado que esta aqui na terra para aprender a ser, ter e conviver com o melhor carnaval de todos, o seu carnaval de vida.

Sua na consciência de ser.

L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.