Como se reeducar sem se anular

Quantos de nós trememos só de pensar em fazer um teste na escola? Crescemos automaticamente com medo de errar, porque o sistema educacional ensina que erros são as piores coisas que podemos fazer no processo educacional.

Acho que se não nos preparamos para errar, nunca vamos estar preparados para sermos originais no que fazemos. Não estou dizendo que errar é ser criativo. Mas caso isso aconteça não quer dizer que perdemos qualquer possibilidade de progresso. Existem vários casos de erros que se tornaram famosos por seus criadores transformarem aquele erro em uma coisa positiva e rentável. Que é o caso daqueles pedacinhos de papel coloridos chamados Post-it, que grudam em qualquer superfície como lembretes mas, não ficam colados como cola. Aquilo foi um erro do cientista que queria fazer uma cola diferente e não conseguia a fórmula adequada, não grudava quase nada. Hoje em dia é um milionário com a idéia nascida de seu erro.

Temos que ter confiança no que estamos criando também, como por exemplo a historia de uma menina que estava desenhando na sala de aula, e quando a professora viu, andou até ela e perguntou: -“O que você esta fazendo?
- Estou desenhando Deus, disse a menina continuando a desenhar
A professora disse imediatamente. “Deus?! Ninguém sabe como é a face de Deus” exclamou a professora
E a menina respondeu na bucha; “Vocês vão saber num minuto, pode deixar!

As crianças mais jovens não têm medo de errar e por isso dão respostas inteligentíssimas que nos fazem muitas vezes ficar sem palavras.

Uma vida no sistema educacional de hoje normalmente leva mais ou menos, uns 9 a 10 anos até a puberdade para aprender todas as matérias que o sistema exige. Mas a grande maioria das crianças e adolescentes não vão nem se lembrar ou usar álgebra no seu dia a dia. Se o sistema educacional fosse realmente consciente de sua responsabilidade, daria a cada criança a oportunidade de escolha incluindo a arte em todos os sentidos. A mesma importância que dão a história do país, porderia também ser dada em relação as emoções de uma maneira harmoniosa assim como fazer o dinheiro trabalhar para nós ao invés da gente trabalhar para o dinheiro. Educação emocional e financeira para o jovem é essencial para seu sucesso na fase adulta. Um dia adoraria fazer parte de um sistema educacional com essas duas matérias alem da educação alimentar, física, mental, etc

A arte de lidar consigo e com as pessoas, e o dinheiro são, na minha opinião, o 3 instrumentos primordiais para uma sobrevivência mais honrada e balanceada para qualquer cidadão.

O brasileiro tem o popular jogo de cintura, mas, se tivesse mais autosabedoria no seu complemento escolar teríamos muito mais produtividade em prol de nossa sociedade.

Após todos os anos que o treinamento no sistema educacional esta levando, e a falta de emprego para os recém formados naquilo que acabou de se formar, a não ser que tenha um bom pistolão, é simplesmente injusto. Alguém esta ganhando muito dinheiro dos estudantes e não dando em troca na vida real. Nenhum de nós tem a mínima idéia do que vai acontecer em 5 anos ou 10 ou mesmo 15 anos depois que entra na escola. O sistema se concentra no cérebro, na cabeça, na lógica, e o resto do corpo vira portador de cabeça, para muitos intelectuais o corpo só serve pra transportar a cabeça e receber a comida que come. Precisamos aprender a nos tratar como um todo com os 4 níveis de existência (espírito,mente, emoção e físico) sendo tratados irmamente.

Porque o sistema educacional não pode dar a mesma importância a profissão da dança como matéria como dá para matemática por exemplo? Todo mundo dança desde de criança, e dançar faz todo mundo feliz não é verdade? Mas mesmo assim, você sabia que os dançarinos são os artistas mais mal pagos do circulo do showbusiness? Pois é, e no entanto os dançarinos sérios levam anos e anos treinando seus corpos como qualquer outro atleta disciplinado até mais as vezes do que jogador de futebol.

Se você sabe que tem talento para alguma coisa que o sistema escolar não tem a capacidade de te dar, lute por seu direito de ser feliz fazendo aquilo que seu coração pede, nunca, em hipótese nenhuma deixe de lutar por seu sonho e criar a vida que você nasceu para ter aqui na terra.

Use sua criatividade em todos os sentidos para suplantar os desafios que virão, mas que para uma mente unida ao coração, não irá ser empecilho.

Se uma negra, mulher, dançarina, pobre, sem curso superior terminado pode ser uma personalidade internacional respeitada, você também pode!
Vá em frente e CRIE o melhor mundo que você pode criar para sua felicidade lhe abraçar.

Quero te ver brilhar heim!

Sua na criatividade de viver

L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.