Como sete diferenças culturais podem nos ajudar.

São as diferenças que fazem a vida tão fascinante, e seríamos muito mais felizes se aprendêssemos delas. Lygya Maya

Resolvi escrever sete diferenças culturais que acho interessantes entre Americanos e Brasileiros porque me ajudaram a viver melhor e também porque sou fascinada pelas diferenças dessas duas culturas que conheço tão bem.

Penso que a maneira pela qual nós seres humanos nos amoldamos a certos hábitos dependendo da maneira como somos criados, influenciados e dominados mostram exatamente onde esta muitas vezes as soluções assim como os problemas de uma sociedade inteira.

Para quem esta lendo este artigo e não sabe ainda de minha trajetória por esse mundo, vivi 29 anos no exterior sendo que um ano em Londres, 27 em Nova York e um ano na Florida. Durante os anos que vivi fora aprendi a viver praticamente de cabeça pra baixo no que diz respeito a minha cultura, isso se deu por que tudo era muito diferente para mim. Logo que cheguei lá comecei a observar que tinha muita coisa boa para aprender da cultura estrangeira, mas ao mesmo tempo passei a notar com o passar dos anos que podia dar muito conselho para Americano viver melhor.

A partir daí comecei a viver espertamente em dois mundos, o mundo Americano e o Brasileiro.

No mundo Americano eu aprendi que:

1. Mentir não vale a pena, falar a verdade sim mesmo que doa. Muitas vezes achei que americanos eram mal educados por que as vezes nem me preparavam psicologicamente para me falar umas verdades. Aprendi a falar o que achava que devia honestamente por que aprendi que a verdade nos fortifica e nos liberta.

2. Se tivermos uma idéia boa e acreditamos nela devemos investir nela com toda a paixão possível até dar certo. O ditado; “Nada é impossível” é constantemente lembrado nos meios de auto-desenvolvimento, assim como na mídia nos Estados Unidos.

3. Agradecer até ao padeiro, ou a empregada ou quem quer que seja é habito certo em qualquer situação. Às vezes você é que tem de agradecer mais eles agradecem primeiro. Algumas vezes me surpreendi perguntando, “porque esta me agradecendo?”

4. Pedir desculpa por qualquer coisinha mínima é normal, até se alguém lhe passa a frente andando na rua, eles pedem desculpa, achei muitas vezes isso um exagero, mas vá lá. Aprendi a pedir desculpa também sem problema.

5. Não roubar fruta ou vegetal nenhum que esteja exposto na rua através das lojas decoradas coreanas. Lá em qualquer lugar que você vá, há vendinhas expondo suas frutas e vegetais na rua orgulhosamente sem medo de roubo.

6. Se seu cachorro faz cáca na rua todos tem uma luvinha de plástico transparente para pegar a cáca e jogar no lixo, se não fizer isso e alguém ver e lhe dedurar você vai pagar $250 dólares de multa garantido. Não é bom você saber que indo a rua quando voltar não vai ter merda no sapato?

7. Lá as pessoas pensam duas vezes em lhe desrespeitar porque todo mundo sabe que todos tem direito de ir a justiça dedurar o outro pelas coisas mais simples possíveis, até se você não pagou o dinheiro a um amigo que prometeu. O Juiz considera isso um crime e vc vai ter de pagar o amigo. Já pensou isso no Brasil que loucura??? (rs). Ah! E também tem o caso do “harassment” tradução; perseguição, principalmente sexual, talvez por isso os homens americanos são mais passivos do que os homens brasileiros em relação a paquera com a mulher.
 
Ao mesmo tempo pensava enquanto estava lá no seguinte:
 
1. Em geral nós brasileiros nos importamos muito mais em sermos felizes no agora do que ter dinheiro no banco na aposentadoria. Americano faz questão de economizar cedo pra relaxar na velhice. E se estressam muito por causa disso.

2.Quando nós somos apresentados a alguém nós beijamos aquela pessoa sem medo de sermos mal interpretados. O americanos apertam a mão e sorriem, fazem questão de ouvir seu nome e sobrenome e tentam memorizar o dois nomes, é muito importante o sobrenome pra eles.

3.Usamos muitas cores para nos vestir, em qualquer lugar. isso nos influencia e nos alegra mais. Já os americanos se vestem no inverno com as cores predominando o preto, o cinza e o marrom, outras cores são exceções.

4.Pulamos, dançamos e cantamos no carnaval como crianças, isso nos dá mais alegria de viver. Americano não tem carnaval como nós, eles tem festivais de ruas somente um sábado e domingo no Maximo, ou no Halloween, tradução: festas das bruxas, onde saem de fantasia de terror pra assustar todo mundo, na noite do dia 31 de outubro de cada ano.

5.Rimos muito mais do que os americanos. Contamos piadas do português até da própria mãe, isso desopila o fígado e nos ajuda na musculatura da face e do estomago, alem do mais quem ri mais vive mais ajudando o sistema imunológico a ficar mais elevado

6.Nossas festas tem muita comida, gente rindo, e muita musica com dança lá o que a grande maioria dos americanos chamam de festa, é uma reunião com varias pessoa sérias segurando um drink qualquer, conversando, conversando, sorrindo palidamente, conversando...con-ver-san-doooooooo... (rs) a maioria dos americanos mais adultos vão para festa para fazer contatos de negócios ou seja “network”.

7.Nossos pais nos agüentam até a idade adulta para sair de casa e muitas vezes brasileiros nem sai de casa, preferindo a mordomia de viver com seus pais até casar. Já os americanos ao completar seus 16 ou 17 anos vão estudar fora de casa e viver com amigos nos “Campus” maravilhosos de lá. Isso ajuda ao individuo a se preparar mais independentemente para a vida afora da proteção familiar. Acho isso relativo porque muitos senhores idosos nos Estados Unidos vivem na solidão total sem seus filhos por perto e isso não é bom para aqueles que sentem necessidade de companhia. Mas também não é bom para nenhum individuo o exagero de não se ter a liberdade da privacidade, assim como a responsabilidade de sua vida na fase adulta. Cabe a cada um harmonizar esse relacionamento familiar.
 
Portanto podemos deduzir aqui que nem tudo é um mar de rosas em lugar nenhum mas temos a oportunidade de aprendermos um do outro para melhorar nossos hábitos, assim como podemos servir de exemplo para inspirar e ajudar outros a viver melhor.
 
Ao aprendermos das diferenças entre nossas culturas iremos progredir tirando proveito do que for bom, por isso é tão bom aprender. As vezes o que é bom pra nós não é bom pro outro e vice e versa. Por isso achei interessante você conhecer um pouquinho das minhas observações culturais e talvez como eu, fazer uma reciclagem nos hábitos que não lhe estejam adicionando paz, orgulho de ser quem você realmente é sendo perspicaz naquilo que acredita.
 
Sempre tive orgulho de ser brasileira, mas muitas vezes tive vergonha também. Assim como me orgulho de ser americana (tenho as duas cidadanias), mas me envergonhei muitas vezes de ser.
 
 
Caso você tenha qualquer pergunta sobre as vantagens e desvantagens culturais destes dois países favor me escrever, adorarei responder...
 
Sua na cultura
 
L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.