Além do networking: Relacionamento

Costumo dizer que "quando você conversa com uma pessoa, você está negociando. Quando fala pra uma dúzia de pessoas, é uma apresentação. Agora, quando uma dúzia de pessoas fala de você, isso é resultado do relacionamento."

No mundo dos negócios, mais importante do que ter o melhor preço, mais importante que ter o melhor prazo de entrega, é manter um excelente relacionamento e imprimir confiança em tudo que faz. Muitos negócios deixam de ser feitos todos os dias porque o comprador não está seguro que aquele produto ou serviço irá funcionar para ele. As negociações se tornam lentas e, algumas vezes, nem se concretizam por falta de confiança na outra parte.

Eu pergunto: Quantas vezes você já ouviu um vendedor falar de um determinado produto ou serviço e apresentar suas qualidades, seus benefícios e garantir que você vai gostar muito se fechar negócio com ele? Certamente não foram poucas. E você acredita piamente em tudo que o vendedor diz sobre ele? Dificilmente... Agora, se alguém que não tem nenhum interesse direto no negócio lhe indicar um fornecedor e falar muito bem da pessoa dele? As dúvidas passam a ser bem menores, não é mesmo? É bem provável que você faça negócio com este fornecedor "de olhos fechados".

É um engano acreditar, mesmo nos dias de hoje, que uma empresa faça negócios com outra empresa. Empresas não compram de empresas. Pessoas é que compram de outras pessoas. Por tudo isso, um grande percentual dos negócios que são realizados hoje em dia, são fruto de indicações de clientes satisfeitos ou de parceiros que conhecem muito bem a empresa.

Com isto em mente, em 2007, foi criado o projeto Relaciono, que consiste em promover reuniões regulares de networking e relacionamento de negócios entre empresários, profissionais liberais, executivos de vendas e demais interessados em expandir sua rede de relacionamento com outras pessoas de mesma mentalidade. Em encontros promovidos preferencialmente em cafés-da-manhã em hotéis ou outros ambientes, buscando um horário que não impacte nas atividades regulares dos participantes.

Apenas em março de 2009 é que demos início à execução experimental deste trabalho, em Juiz de Fora - MG, e o resultado foi surpreendente. A primeira reunião contou com pouco mais de dez pessoas e hoje, após quatro meses, nosso primeiro grupo já conta com mais de 30 empresas participantes, recebendo novos convidados a cada reunião.

Através destes encontros, os participantes podem falar sobre si e sobre seus negócios, conhecer melhor os demais participantes, debater assuntos levantados pelo grupo e aprender muito. Sempre em um ambiente amigável e com uma pauta que desenvolve os interesses dos membros, cada grupo do Relaciono tem uma única empresa participante de cada ramo de atividade, a fim de se evitar conflitos de interesse e incentivar parcerias entre todos.

Com a frequência nas reuniões, o grupo desenvolve um relacionamento cada vez mais forte entre os participantes e solidifica a imagem das empresas, incentivando-se que clientes sejam indicados entre todos. Além deste intercâmbio extremamente saudável e profissional, os encontros são enriquecidos com mini-apresentações oferecidas pelas próprias empresas atuantes.

Os participantes deste nosso primeiro grupo têm alcançado resultados muito positivos, através de indicações de clientes e criação de várias parcerias de sucesso. Segundo os empresários deste grupo, "esta é a iniciativa que faltava para troca de experiências e expansão de relacionamento como nunca se viu".

Para saber como participar de um grupo existente do Relaciono ou para se iniciar um novo grupo em outra cidade, basta visitar o site www.relaciono.com e entrar em contato.

Acompanhe também no Twitter: @relaciono





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.