O carnaval passou e agora?

Cinco dicas para sua vida continuar um carnaval eterno.

Já pensou se todos os carnavalescos fizessem da sua alegria e felicidade durante o Carnaval uma rotina? Digamos que essa força viria de seu “interior” fazendo parte do dia a dia, que fantástico seria!

Estou me referindo à alegria de um sorriso contagiante vindo da profundidade da alma. Assim como cumprimentar um estranho sem medo de rejeição, pois nossa felicidade é contagiante. E o sentimento de gratidão por estarmos vivos e respirando, possuindo o poder de imaginar o inimaginável em qualquer momento que resolvemos assim fazer.

Está comprovado. É possível. Caso contrário, como explicar tantos pobres do Rio de Janeiro descendo o morro para se exibir na avenida, mostrando suas fantasias caríssimas? Sabe por que? Porque eles se sentem orgulhosos de serem reis e rainhas no momento em que desfilam na avenida sua alegria para os turistas e para a classe média rica. Dependendo da escola, as fantasias custam no mínimo R$1.200,00, mas certas fantasias de luxo custam mais que R$30.000,00. Muitos pagam mensalmente o ano inteiro para ter essa oportunidade nos três dias de Carnaval.

Que sentimento é esse que passa de geração a geração para se sentir “mais”? Será que esse mesmo sentimento poderia ser usado para sua felicidade além do período de Carnaval?

Você por acaso já imaginou seus sonhos considerados impossíveis desfilando todos os dias na sua visão, na sua mente, até serem alcançados pela determinação de seu coração e paixão por uma vida melhor? Todos os dias, para o resto de sua vida?

Alguma vez já lhe disseram que o mesmo desejo e paixão que você devota cegamente para a sua escola ou seu bloco ganhar no Carnaval, podem ser usados para seu sucesso pessoal e profissional?

Com a mesma intensidade, o desejo do prêmio de primeiro lugar para nossa escola preferida pode e deve ser usado para que nossos sonhos pessoais sejam manifestados, depositando uma mensalidade em nossa conta bancária da poupança emocional todo mês, até conquistar a vitória eterna. Já pensou nisso ou agiu assim alguma vez?

Há alguns anos atrás eu pensei exatamente isso, criei a minha Escola de Samba intitulada: “Unidos ao Sucesso Ilimitado” e até hoje todos os dias usufruo dos resultados positivos desta decisão. Dificilmente tenho momentos tristes em minha relação com a vida, e quando um desafio pinta na trajetória do desfile como, por exemplo, um salto alto que aperta, torno-me criativa e o problema torna-se passageiro, sabe por que? Porque o espírito carnavalesco dentro de mim é um vencedor nato, um espírito brasileiro que sempre “dá um jeitinho” de conseguir ser feliz custe o que custar. Ninguém tira o sabor da vitória por eu ter me tornado uma campeã absoluta em relação aos meus desafios.

De uma maneira ou de outra, fazemos no Carnaval o que não fazemos no dia a dia com a desculpa de que tudo é válido nesta época, concorda? Pois é, só que possuímos livre arbítrio para sermos mais felizes o ano inteiro.

Para os que pensam que essa é uma idéia impossível. Assim será para você porque tudo que focamos, manifestamos. Portanto no seu caso será realmente impossível se sentir como um (a) carnavalesco (a) sem ser carnaval.

Já para as pessoas que estão lendo este artigo e sentem uma pitadinha de curiosidade e até atrevimento em agir carnavalescamente e “sadiamente” todos os dias, aqui vão algumas dicas:


  1. Acorde pela manhã sorrindo e pensando que hoje é dia de ser feliz e agir como tal. Se pensar assim, sem dúvida seu dia vai ser positivo.

  2. Cante alto. Quem canta seus males espanta. Certíssimo!

  3. Dance onde quiser. Dançar é movimento. Movimento ajuda a ação. E ação leva a emoção de alegria, saúde e bem estar qualquer lugar mesmo? Numa reunião de negócios, por exemplo. Eu explico: Você está nunca reunião enfadonha e seus olhos estão querendo fechar, você esta inconfortável e quer sair dali de uma maneira educada. Simples, pede licença e vai ao banheiro, chegando lá se olha no espelho (caso tenha, senão sem problema) e dança qualquer dança que tiver vontade sem vergonha, Depois de alguns minutos refrescantes volta pra reunião com a cara mais lavada do mundo.

  4. Sinta-se como um rei ou uma rainha. Nada como sentir o “poder” de ser o que quiser independente da posição social, condição financeira, raça ou religião.

  5. Sorria. Para a vida e para todos.

Caso você decida levar minhas dicas a sério, garanto que muitas surpresas boas irão aparecer e até verdadeiros milagres poderão acontecer.

Escrevo com firmeza sobre isso por que possuímos o poder de escolha sendo oficialmente dia de Carnaval ou não.

A fórmula é feita da seguinte forma: autoconvencer-nos, mentalmente, emocionalmente, espiritualmente e fisicamente, de que somos capazes de nos sentir vitoriosos em nossos sonhos (carnavalescos ou não). Assim como conseguimos nos tornar felizes no Carnaval, conseguiremos no dia a dia sem dúvida alguma.

A alegria de todos os foliões nos dias de Carnaval é mesmo maravilhosa de se ver. Ao vê-los tão felizes como uma criança em um dia de domingo, inspirei-me a escrever esse artigo baseada na música de John Lennon... IMAGINE!


Sua no carnaval interior e eterno

L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.