Comunique-se bem

Todos nós conhecemos aquela história do professor que sabia muito pra ele, mas não conseguia passar com facilidade a sua matéria. Às vezes, era a insegurança na voz. Quem sabe, a postura e os gestos espalhafatosos ou ausentes. Tanto faz. O que importa é que o problema não estava no conteúdo, mas, sim, na comunicação.

Quantas vezes você já deixou de conquistar um novo cliente, iniciar um novo negócio ou teve um grande trabalho ao passar informações para sua equipe, por dificuldade na sua comunicação? A pessoa domina o assunto, sabendo todos os detalhes importantes e tudo que precisa ser passado, mas não domina a habilidade de exprimir em palavras as suas ideias para um público ou para uma pessoa.

Segundo nos ensina o Prof. Reinaldo Polito, “Falar em público de maneira objetiva, clara, desembaraçada e eficiente é uma competência exigida para o bom desempenho de quase todos os profissionais.” E, por ser exigida e não comumente bem desenvolvida, torna-se um diferencial, destacando-se, em seu meio, o profissional ou empresário que dominar esta arte da expressão verbal.

Este destaque se apresenta através do respeito e do carisma conquistado. Quem, aliás, não gosta de ter, em seu convívio, alguém que torne toda reunião ou apresentação um momento de prazer e deleite, assitindo o prazeroso desenvolver de suas ideias?

Dominar a arte da boa comunicação não é uma habilidade geneticamente determinada. Você deve desenvolvê-la através da prática e do estudo. Ler bons livros poderá desenvolver o seu vocabulário. Há, ainda, excelentes livros sobre a arte de falar em público e a pessoa interessada em se desenvolver pode praticar e aprender técnicas através das várias instituições de ensino da oratória.

Portanto, dedique-se a melhorar sua comunicação verbal e esteja pronto para colher os frutos.





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.