Organize rápido sua mensagem

Você tem um tema para desenvolver e não sabe por onde começar. Olha para a tela do computador e observa o cursor piscando e as ideias não aparecem. Essa é uma situação comum, e ocorre todos os dias com muita gente dentro ou fora da vida corporativa. Veja algumas dicas simples para planejar suas apresentações de forma rápida e eficiente.

Ordene o assunto no tempo. A ordenação no tempo é um método simples, prático, e pode ser aplicado em quase todos os casos. Só pela sua denominação já dá para deduzir que é um recurso que mostra como as informações se apresentaram no passado, como se manifestam no presente e como se comportarão no futuro.

Além de ser excelente para organizar o pensamento e concatenar o raciocínio, este método produz grande interesse nos ouvintes, pela forma como expõe gradativamente a revelação das novidades. À medida que as diversas informações são mostradas, passa a existir maior expectativa nos ouvintes, que ficam curiosos para saber o que ocorreu e como os fatos se sucederão.

Para facilitar ainda mais a organização da mensagem, ao mencionar o fato ocorrido em um determinado tempo, procure analisá-lo dentro das circunstâncias sociais, econômicas e políticas da época mencionada. Você poderá ainda mencionar nas diferentes épocas alguma experiência pessoal. Essas informações despertam interesse e dão naturalidade à apresentação.

Ordene o assunto no espaço. O método da ordenação no espaço também é bastante simples e pode ser aplicado em quase todas as circunstâncias. Este recurso de organização da mensagem é muito útil porque, além de permitir a divisão do assunto, possibilita também o aproveitamento das circunstâncias que cercam o local mencionado, como, por exemplo, práticas religiosas, costumes sociais, atividades políticas etc.

Se, por exemplo, o seu tema fosse desenvolvimento industrial, você poderia mostrar como essa questão é tratada pelos americanos, pelos europeus, pelos asiáticos e pelos brasileiros. Ao falar sobre cada uma dessas regiões seria possível analisar as características de cada uma delas e associá-las com o método da ordenação no tempo. Essa associação produz ótimos resultados.

Mostre os problemas e suas soluções. O método da solução dos problemas pode ajudá-lo a sistematizar as informações, permitindo que você identifique os problemas a serem solucionados, analise a solução sugerida e em seguida comente as consequências dessa solução.

É importante que você considere bem todos os ângulos do tema que irá expor, pois o que hoje pode parecer muito óbvio talvez em outra época tenha se constituído em um grave problema. Assim, ao relatar o problema existente em ocasiões passadas, poderá facilitar o entendimento da questão atual, fazendo um retrospecto, um histórico de como a questão se desenvolveu ao longo do tempo. Esse recurso pode criar um interesse adicional nos ouvintes.

Esses métodos podem ser usados separadamente ou associados. Desde que o uso dos recursos o ajude a planejar a sequência da mensagem e facilite a compreensão dos ouvintes você tem toda a liberdade para se valer deles da forma que julgar mais conveniente.

SUPERDICAS DA SEMANA

✹ Organize a mensagem pensando sempre em como facilitar o entendimento dos ouvintes
✹ O melhor método é aquele que lhe permite usar mais seus conhecimentos
✹ O método só será ideal se as informações produzirem interesse nos ouvintes
✹ Qualquer método será bom desde que bem aplicado





Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação, Palestrante, Professor de Expressão Verbal e Escritor. Escreveu 15 livros com mais de um milhão de exemplares vendidos. Seu site www.polito.com.br

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.