Você aceita a contaminação da discriminação?

Já que do dia 21 ao dia 27 é o período considerado a semana da solidariedade com os povos em luta contra a discriminação racial, resolvi escrever algumas linhas sobre esse assunto prá lá de chato, a meu ver.

Chato porque acho que a essas alturas dos acontecimentos do novo milênio é o cúmulo estarmos presenciando discriminação no país onde habita o maior número de negros fora da África no planeta.

Nossa cultura é uma contradição vergonhosa no que diz respeito a discriminação até hoje.

Tão imaturo isso.

Tanto do lado do branco como do lado do negro há discriminação no Brasil. Será que esse tipo de atitude vai resolver essa contaminação?

Enquanto nós que nos chamamos “negros” não enfrentarmos esta situação de frente com a nossa capacidade de ser e ter na vida, ultrapassando ações limitadas que chamamos de racistas, não vamos alcançar uma melhoria de vida. Jogar o jogo deles não me satisfaz. Agir melhor do que eles, sim.

Não se iluda. Não é somente culpa da discriminação do nosso governo e da nossa sociedade burguesa estarmos onde estamos nas empresas, governos e universidades. É nossa responsabilidade lutar com nossa inteligência e ultrapassar os desafios como muitos de nós já o fizemos em tempos bem piores do que os atuais. Agora o negócio é mascarado, e ainda temos de ser melhores do que éramos antes para alcançar nossa excelência extraordinária. O presidente dos Estados Unidos estudou muito, se informou, se acreditou e venceu. E você? Vai ficar reclamando do outro que não te deu uma chance ou poder? Não é por ai que conseguiremos vencer. Se conscientize de que ninguém nos dá poder, já nascemos com ele; nosso dever de casa é utilizá-lo com inteligência e autoconfiança.

“Desafios são remédios espetaculares para ultrapassar limitações humanas”
- Lygya Maya

E para aqueles que se chamam “brancos” no Brasil e preferem discriminar pessoas de cor diferente da sua, sugiro acordar e sentir o cheiro da realidade. Sabe porque escrevo isso?

Porque talvez não tenha lhe ocorrido que a vida é deliciosa justamente por causa de GENTE! . Gente bonita, gente simpática, gente gentil e varonil. Gente!

Gente de todas as cores porque elas nos divertem e nos fazem mais felizes. Não pescou ainda? Vou explicar melhor.

Seja lá o que quer que seja que você pense desse negócio de diferença de cor de pele etc. e tal, leia com atenção, pense bem.

Se por um acaso um dia você ficar doente e for parar em um hospital, como é que você vai fazer para “aturar” as enfermeiras que na grande maioria são negras ? E as copeiras, que cozinham sua comida? Elas metem a mão no feijão que você come e lhe abastecem e nutrem.

Não tem pra onde correr das mãos negras: você bebeu e beberá, comeu e comerá e se nutriu e nutrirá, vai continuar cuspindo no prato que come? Então tá!

Vamos ver até onde você vai tentar se esquivar de quem lhe mata a fome, lhe mima a preguiça, dá asas as sua mordomia e cuida da sua família. Faz sentido pra você continuar discriminando? Acha esperto isso? O que é que isto esta lhe dando? Que satisfação isso lhe dá?

E no estagio final? Quem você pensa que vai cuidar do seu corpinho branquinho quando a morte chegar? Se pensou que foi uma pessoa de pele negra, é bem provável que sim, concorda?

Agora, se você é uma pessoa que tem certeza que não descrimina, seja bem-vindo à luz e ao amor de um ser incolor. Afinal de contas, para que dar tanta importância a tipo de raça e cor? Você também não faz parte da GENTE?

Sua na admiração da salada mista de raças que faz da nossa população uma das mais belas deste planeta. Por dentro e por fora!

L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.