Depressão, a maior doença da humanidade. Você já sentiu?

Você já sentiu?

Gente! Ouvi uma notícia no rádio outro dia que me deixou pasma! A repórter disse que, daqui há alguns anos, a depressão será a maior doença da humanidade. E isso vai acontecer em qualquer idade.

Nossa!!! Na mesma hora pensei em escrever para vocês. Sabem por quê? Porque tive uma espécie de depressão esta madrugada, estava desiludida com um admirador que deixou de telefonar sem quê nem pra quê (?) No princípio, fiquei pensando que talvez tivesse sido minha culpa porque falei demais (aliás isso já aconteceu antes e pensei a mesma coisa), mas depois decidi repensar: sou mulher e gosto de falar, e daí? Se ele não tem paciência de me ouvir ou respeitar respondendo o que pergunto, então não é o homem certo para eu dividir minha vida com ele, não é mesmo?

Fiquei “p” da vida e até acordei no meio da noite com depressão, não conseguia pegar no sono e os pensamentos não paravam de me atormentar, daí pensei na solução.

Primeiro, decidi que eu não ia deixar que ninguém tirasse meu sono, fosse qual fosse a razão.

Depois, resolvi levantar e agir para acabar com aquele mal estar, fui até a despensa de ervas medicinais que tenho - acho que a Mãe Natureza nos dá tudo o que precisamos para nos curar através delas, excetuando-se desastres ou doenças perigosas que a medicina clinica dá conta do recado - mas em se tratando de casos como depressão, dor de cabeça ou gripe, procuro sempre curar com medicina natural.

Bom... tomei duas cápsulas de Valeriana (que são ervas que acalmam os nervos sem efeitos colaterais ou perigo de vício como o Valium) e, depois de passado algum tempo, eu estava dormindo como uma bebê.

Pela manhã, acordei disposta, fiz minha meditação de gratidão por estar respirando, tomei meu copo de água morna com clorofila, fiz meus exercícios físicos por 60 minutos, depois tomei um banho de chuveiro cantando um samba, tomei minha vitamina de aveia com banana e leite de arroz e fui para o computador escrever e dividir esse artigo com vocês.

Sei que existem milhares de pessoas tomando remédios fortíssimos antidepressivos para combater a tristeza, mas se deixarmos de exercitar nossa força mental, emocional e física para combater o mal estar que sentimos quando nos sentimos no "fundo do poço", nunca saberemos como podemos superar esse mal estar naturalmente.

Acho que se tivéssemos a educação certa para essa doença emocional, nunca teríamos de lançar mão do vício e da preguiça que assolam a humanidade em relação ao seu estado emocional. Podemos sim mudar nosso estado emocional através de nossos próprios esforços, uma vez que saibamos nossos medos e traumas acumulados desde a fase infantil. Estudei muito sobre isso porque quis saber sobre mim mesma, em uma época que tudo parecia perdido para mim. Todos nós podemos e devemos usar nossa curiosidade para dentro de nós mesmos, e se assim o decidirmos fazer, iremos nos surpreender com o volume de conhecimento que nos ajudará a viver melhor.

Daqui a pouco saio para ir visitar minha mãe e conversar com amigos, talvez até vá dançar se a chuva deixar. Aliás, mesmo que chova, decidi, vou dançar.

Que vocês tenham uma ótima semana!

Sua na felicidade e na verdade.

L.)

*Para você que leu esse artigo e sente que precisa de ajuda neste sentido, ou alguém que você ama, favor ir a minha página de “serviço” no www.lygyamaya.com.br e ler como posso ajudar. Uma sessão individual via tel ou email está pela metade do preço até o fim do mês de maio somente , aproveite!





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.