Aproveite bem sua voz

Você poderá tornar suas apresentações mais eficientes e produtivas se souber usar a voz de forma correta. Para que você possa explorar bem esse importante aspecto da comunicação, basta pôr em prática alguns cuidados bastante simples. Atenção, se você tiver algum problema na voz, procure um fonoaudiólogo. É o profissional indicado para fazer uma avaliação adequada e apresentar a melhor solução.

Tenha bom volume. Talvez não fosse necessário alertá-lo para não falar baixo diante de plateias numerosas, nem muito alto nas pequenas reuniões com duas ou três pessoas. Entretanto, tenho observado tantos oradores contrariando essa regra tão simples que não posso deixar de fazer esse comentário.

O volume da voz deve ser estabelecido de acordo com o ambiente, o tipo de mensagem e a constituição do aparelho fonador. Todos esses aspectos precisam atuar de forma harmoniosa para o sucesso da apresentação.

Avalie a acústica da sala. Esteja preparado para falar mais alto se a sala tiver janelas e portas abertas que permitem a entrada de ruídos externos e se os aparelhos de ar-condicionado forem barulhentos. Para acertar no volume, verifique ainda a que distância você ficará dos últimos ouvintes e se poderá contar ou não com ajuda de um microfone.

Procure sempre usar o volume de voz um pouco mais alto do que seria suficiente para que as pessoas ouvissem, desde que não se sintam agredidas, evidentemente. Assim, se tiver de falar para um grupo de 20 pessoas, fale como se a plateia fosse de 50 ouvintes. Se o auditório for de 50, fale como se estivesse diante de 100. Esse volume adicional fará com que você demonstre mais envolvimento e interesse pela mensagem que transmite.

Se contar com auxílio de um microfone, procure posicioná-lo um pouco abaixo da boca, mais ou menos na altura do queixo. Cada microfone tem uma sensibilidade própria, mas, de maneira geral, irá captar bem o som se estiver afastado uns 10 centímetros da boca.

Tenha boa velocidade. Você irá falar mais rápido ou devagar dependendo da sua capacidade de respiração, da sua emoção, da maneira como pronuncia as palavras, do tipo de sentimento que pretende transmitir com a mensagem.

Se você tem o hábito de falar depressa e se sente desconfortável quando tenta falar mais devagar, porque o pensamento não flui com a mesma facilidade, continue com sua velocidade, mas aprimore e desenvolva alguns recursos que serão importantes para melhorar a qualidade da sua comunicação.

Pronuncie bem as palavras, faça pausa no final do raciocínio e repita as informações importantes. Se você, que fala depressa, usar de maneira apropriada esses recursos, poderá transformar essa característica num estilo positivo de comunicação.

Se, ao contrário, você costuma falar muito devagar, e não se sente muito bem quando procura falar mais rápido, continue falando da mesma maneira, mas procure aprimorar alguns recursos que irão ajudá-lo a tornar sua comunicação mais eficiente.

Ao concluir o raciocínio, enquanto faz a pausa, continue a olhar para os ouvintes. Ao completar o pensamento, pronuncie as palavras com a inflexão de voz apropriada, para demonstrar que encerrou a informação.

Depois das pausas mais prolongadas, habitue-se a voltar a falar com mais energia, dando ênfase às primeiras palavras para demonstrar que naqueles instantes de silêncio você estava optando pela melhor sequência das ideias.

Se você que fala depressa usar de maneira apropriada esses recursos, especialmente das pausas e da comunicação visual, poderá transformar essa característica num estilo positivo de comunicação.

Fale com ritmo agradável. A comunicação expressiva, envolvente, está na alternância do volume da voz e da velocidade da fala. Em determinados momentos, devemos falar mais alto, em outros mais baixo; em alguns instantes devemos falar mais rápido, em outros mais lentamente.

Assim, com esse ritmo, vamos envolvendo e motivando as pessoas a acompanhar a mensagem que transmitimos. Fique atento, porque, se falar sempre com a mesma velocidade e o mesmo volume de voz, o máximo que irá conseguir é provocar sonolência na plateia.

Dois conselhos finais. Há dois fatores importantes para o bom resultado de uma apresentação: a qualidade do som e uma boa noite de sono. Se você tiver de fazer uma apresentação importante procure descansar bem à noite, para que a voz esteja em boas condições no dia seguinte. Quando não dormimos bem, a voz fica frágil, sem vida e não permite que a comunicação seja disposta e envolvente.

Sempre que puder, cuide pessoalmente do som. Teste os aparelhos e verifique se o retorno está bom, isto é, se consegue ouvir bem pelo alto-falante o som da própria voz. Se tiver problemas com o retorno, talvez você se obrigue a falar mais alto e poderá, por isso, prejudicar a qualidade da voz.





Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação, Palestrante, Professor de Expressão Verbal e Escritor. Escreveu 15 livros com mais de um milhão de exemplares vendidos. Seu site www.polito.com.br

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.