Faça visitas amigáveis

Em geral, quando você faz uma visita a uma empresa ou recebe uma visita em sua empresa isto acontece por motivos comerciais, onde você ou a outra parte pretendem fazer algum negócio. Não faz parte da cultura comum visitar socialmente um contato só para tomar um café ou colocar as idéias em dia. Portanto, basta que alguém diga que vai lhe vai fazer uma visita para que você já pergunte o motivo.

Ao receber uma visita em seu escritório é muito natural que você fique na defensiva, buscando se preservar para não dar nenhuma pista de que precise dos produtos ou serviços do seu visitante. Ou, por outro lado, você acaba por conduzir a conversa por um terreno que privilegie a imagem de sua empresa. Mas não se iluda. Qualquer conversa arquitetada se manifesta como um discurso de venda e os dois lados vão ficar na defensiva.

Para isso acontecer de forma natural, basta que a conversa seja sobre assuntos que interessam às partes e que não conduzam obrigatoriamente para o assunto comercial dos interlocutores.

Um aspecto interessante em se manter um contato verdadeiramente desinteressado se manifesta nas indicações. É bom sempre lembrar que empresas não fazem negócios com empresa, mas, sim, que pessoas fazem negócios com pessoas. Ao se afastar o discurso de venda do palco de uma conversa, a empresa sai de cena e a pessoa passa a estrelar. Você não será lembrado como o vendedor de tal produto, ou o diretor de tal empresa. Muito melhor que isso, vocês passam a ser amigos. É daí que vão surgir as parcerias e as indicações de negócios.

Marque com algum amigo um cafezinho ou uma visita desinteressada para conversar um pouco. Esta será, com certeza, uma oportunidade para conhecer a pessoa e o negócio um do outro sem os filtros que uma negociação impõe.





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.