Como vencer o argumento do autoconhecimento e desenvolvimento

Muita gente ironiza a importância da autoajuda e/ou autoconhecimento. Mas eu pergunto, quem você acha que é o primeiro responsável pelo desenvolvimento pessoal e por conseguinte o progresso do indivíduo?


Cada um de nós é o responsável principal pelo nosso desenvolvimento pessoal e profissional, e pelo nosso futuro. Se eu não cuidar de meu futuro, quem fará isso da melhor maneira? Essa é uma responsabilidade pessoal que não pode ser delegada a um governo ou a ninguém, nem Deus como muitos pensam. Uma visão ultrapassada coloca que essa responsabilidade é apenas do sistema governamental ou de Deus. Nesse caso, se não investimos em treinamento, nos tornamos vítimas do sistema governamental ou religioso, o que é uma visão derrotista.

Vivemos numa época de intensas mudanças, em que nossa sociedade demanda cada vez mais competência dos prestadores de serviços. E por isso mesmo temos o dever de trabalhamos em nós mesmos para progredir em todos os sentidos.

Os investimentos em aprendizagem são os que mais altos retornos econômicos trazem. Portanto, investir em pessoas, oferecer a elas oportunidades de autoconhecimento, crescimento e autodesenvolvimento, é alta sabedoria governamental, social e organizacional. Além das melhorias imediatas nas competências, o clima motivacional melhora muito. E tudo isso gera melhorias nos resultados da sociedade, com reflexos imediatos tanto nos usuários como na sociedade.

Você considera o desenvolvimento pessoal e o profissional relacionados?

No meu ver não creio que possa haver um desenvolvimento profissional que se sustente sem que haja um correspondente desenvolvimento pessoal, e vice-versa.


O que mais influencia o sucesso do desenvolvimento é ter:

· Uma visão clara do que se deseja alcançar, tanto num prazo mais longo como para os próximos dois anos

· Saber quais conhecimentos e experiências que são necessários, ou seja, o "como" alcançar a visão de um futuro promissor.

· Investir tempo e atenção para adquirir esses conhecimentos e experiências: ter a disposição de abrir mão de algumas coisas imediatas para poder construir um futuro melhor

· Ter a motivação interior, a dedicação e a persistência necessárias

· Ter a coragem e a força de superar os obstáculos que surgirão

· A presença e apoio de um líder estimulador, que pode ser o próprio chefe, um colega ou uma pessoa que se disponha a ser nosso guia pelos caminhos do desenvolvimento

A ausência ou enfraquecimento desses fatores prejudica e limita o desenvolvimento humano.

Esse é um processo que pode ser treinado e praticado em qualquer momento tendo a quem recorrer para um apoio benéfico.

Sua na emoção e ação por uma vida melhor!

L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.