Como se orgulhar de ser um cidadão

Compreendo os brasileiros que preferem falar de qualquer coisa menos de política. Eu mesma odiava a política por achar que todo político brasileiro era igual e não valia à pena me preocupar com isso, pra quê? Não ia adiantar nada, pensava como milhões de brasileiros pensam. Já votei nulo e já deixei de voltar por ignorância política e rebeldia. Não adiantou nada. O Brasil continuou um antro de corrupção independente do partido.

Amadureci e descobri que meu voto era uma força no futuro do meu país. Mesmo minha esperança de mudança (Marina Silva) não indo para o segundo turno eu tenho o dever de votar em quem é o menos pior dos dois candidatos a presidência da republica. Foi muito difícil escolher entre os dois, aprendi de economistas respeitados a reconhecer qual seria a melhor opção para o Brasil. Uma das coisas mais importantes que aprendi com o 2º turno é não focar no candidato A ou B e sim nas conseqüências do resultado do meu voto para o Brasil.

Descobri o mais importante na política brasileira, não era o Presidente, era sim seu “partido”. Preste atenção nisso, em 2010, os partidos aliados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentaram sua representatividade no Senado e na Câmara, dando maioria no Congresso à candidata do PT Dilma Rousseff, caso ela vença a disputa pela Presidência. Juntos, os partidos da base governista elegeram 359 deputados – 19 a mais que a composição atual, deixando para a oposição 154 cadeiras" (R7; http://noticias.r7.com/eleicoes-2010/noticias/aliados-de-lula-ampliam-bancadas-e-formam-maioria-na-camara-federal-20101006.html);

A situação no senado é a mesma que nos Estados e na câmara: em 2011, 54 novos senadores assumem cadeiras no Senado e dão início aos mandatos que vão até 2019. Os resultados das urnas mostram que a maioria dos parlamentares eleitos é aliada à candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) que, se eleita no segundo turno, terá uma bancada de apoio maior que a do adversário do PSDB, José Serra (PSDB)". (R7- http://noticias.r7.com/eleicoes-2010/noticias/partidos-aliados-de-dilma-elegem-mais-senadores-que-a-oposicao-20101004.html);

Não podemos deixar que um único partido ou uma colisão de partido único (o partido do poder) DECIDA TUDO NESSE PAÃS.

Não devemos apoiar o partido único, não podemos para piorar, fazer parte dele. ISSO É MUITO PERIGOSO!!!!

Estou escrevendo esse artigo com a intenção de informar como a política brasileira opera caso algum leitor ainda não saiba.

O futuro do Brasil depende de cada um de nós e por isso temos o dever de agir com consciência e conhecimento do que estamos fazendo para nosso próprio bem. Ignorar esse fato é o mesmo que ignorar seu ticket da loteria com a possibilidade de ganhar o grande prêmio.

Ao conversar sobre esse assunto com um jovem que quer votar em Dilma outro dia após ouvir meu argumento replicou:

- Eu gosto do Lula e acredito que ele vai ajudar a Dilma a governar.

- Já eu vejo o 2º turno de um ângulo diferente, não me importo sobre quem gosto pessoalmente. Pra dizer a verdade não gosto de nenhum dos dois. Repliquei.

- Eu morro de medo que o Serra destrua tudo que o Lula construiu!, disse olhando para o chão pensativo.

- Isso não seria possível já que tanto a câmera, como o estado e o senado estão tomados pela maioria do partidos aliados ao PT. Portanto se a Dilma ganhar seu poder será “ABSOLUTO” e inevitável, isso quer dizer adeus democracia. Ao passo que tendo uma “oposição” teremos uma chance de equilíbrio nas negociações e possivelmente avançar com o que já esta programado. Retroceder seria impossível já que o PT esta a frente de todas as fontes governamentais.

Poderemos ter 4 anos de esperança para possíveis melhorias ou muitos anos de desespero daqui por diante caso Dilma ganhe, não poderemos voltar atrás. Talvez por isso Lula esteja tão desesperado para que sua candidata ganhe as eleições não se importando com a ética (por lei um presidente não é permitido usar seu horário de trabalho que pagamos com nossos impostos altíssimos) para promover sua candidata, demonstrando falta de respeito para com a lei e a sociedade deste país. Respondi.

Podemos nos orgulhar como cidadãos votando na oposição para equilibrar a nação. Se não agirmos agora podemos nos arrepender amargamente depois e ai será tarde demais.

Lygya Maya





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.