Demissão pelo comportamento

Sou presidente da ONG Via de Acesso. Promovemos periodicamente as “mesas redondas”. De um lado as melhores empresas de setores específicos (automobilismo, eletrônicos, construção civil etc.), do outro as principais faculdades e universidades.

Soa o gongo e começa a discussão. As empresas querem saber o que a escola pode fornecer de melhor para ser aproveitado no mercado de trabalho. As escolas querem saber o que as empresas necessitam na formação dos alunos para que sejam mais bem aproveitados.

Surpresa! As empresas continuam querendo “alunos de escola de primeiro nível”, mas começam a dar preferência a “alunos de primeiro nível”. Dizem que são melhores aqueles que “ralam”, superam desafios para pagar a escola, precisam estudar de madrugada e finais de semana. Estão mais calejados para os embates da vida corporativa.

Surpresa maior! Quase sempre os profissionais são admitidos pela competência ou potencial de desenvolvimento, e são demitidos pelo comportamento. Fatores como pontualidade, respeito, comprometimento são decisivos para que os profissionais permaneçam na empresa, sejam demitidos, fiquem estagnados, sejam promovidos.

Conclusão. Nesse trabalho voluntário que desenvolvemos na ONG Via de Acesso tomamos uma decisão: preparar cada vez mais e melhor o comportamento dos jovens. Ensinamos a se vestir, a falar, a escrever, a se comportar diante dos superiores hierárquicos etc. Bingo! O resultado é maravilhoso. Todas as empresas, sem exceção, elogiam os jovens que encaminhamos para elas.

Por isso, aprenda muito. Saiba tudo o que puder sobre os aspectos técnicos da sua atividade, mas não deixe de considerar um dos mais relevantes – o comportamento. Atenção geração Y: chegue com o chip na cabeça, com a criatividade, com o idealismo, até com a irreverência, mas não se esqueça de se comportar bem. Esse é o X da questão.

SUPERDICAS DA SEMANA

- Participe gratuitamente de um trabalho de capacitação na ONG Via de Acesso.
- Aprenda como se comportar na empresa.
- Saiba o que a geração X deseja dos jovens que estão chegando.
- Aprenda a se comportar, mas não perca seu jeito de ser.
Livro de minha autoria que ajuda a refletir sobre esse tema: “O que a vida me ensinou”, publicado pela Editora Saraiva.Para outras dicas de comunicação, entre no meu siteEscolha um curso adequado às suas necessidades





Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação, Palestrante, Professor de Expressão Verbal e Escritor. Escreveu 15 livros com mais de um milhão de exemplares vendidos. Seu site www.polito.com.br

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.