Onde você está com a cabeça?

Reunião na empresa e você preocupado com os assuntos de sua família? Ou, quem sabe, preocupado com outros assuntos da empresa que não aqueles da reunião? Não se concentra na pauta e nem consegue resolver os outros problemas neste momento. Desta forma, sua produtividade cai e o seu valor cai junto.

Por outro lado, você chega em casa, seus filhos querem um pouco de sua atenção, e seus olhos não desgrudam de seu Blackberry? Ou você já corre pro computador pra atualizar seus e-mails, blogs e ler notícias?


Chega o fim de semana e você se vê pensando na empresa e nos negócios. Está na sua igreja e sua cabeça está em casa ou no trabalho. Nós somos assim. Aprendemos a ser assim. Mas não deveríamos. Seria fácil se conseguíssemos programar nossa mente para dividir nossos pensamentos conforme os horários e dias da semana dividindo claramente o que é profissional do que é pessoal.

É também um grande desperdício participar em uma palestra ou fazer um curso e manter a mente ocupada com outros pensamentos, deixando passar despercebidas várias informações e vários insights.

Isto tem sido assunto pra muitos seminários de administração de tempo e qualidade de vida. E eu confesso que conheço pouquíssimas pessoas que alcançaram esta tão sonhada separação nas atividades pessoais e profissionais. Este tão sonhado foco.

Nossa mente é como um espetáculo teatral, onde somos a plateia e nossos pensamentos são os atores. Se, em determinada cena, um ator que não está envolvido invade o palco, a plateia se sente dividida entre os atores e não sabe a quem dar mais atenção, gerando uma enorme confusão.

Nosso sentimento, em alguns momentos, é que estamos em um teatro e os atores estão todos ao mesmo tempo no palco, como se fosse o encerramento da peça, mas não chegou a hora ainda. Uma bagunça!

Por isso é tão importante o ensaio. Para que cada ator saiba a hora certa de entrar em cena e ter a devida atenção da plateia. Só a prática pode levar à perfeição.

Trazendo o assunto de volta para o enfoque inicial, como podemos melhorar nossa habilidade em dividir claramente o pessoal do profissional? Com a prática, com ensaio. Nós precisamos ensaiar mais e mais a nossa mente para que, no primeiro desvio de pensamento para um assunto que não é o que estamos tratanto no momento, possamos resgatar o foco e ter, portanto, uma melhor qualidade de vida. Seja ela profissional ou pessoal, desde que na hora certa e no lugar certo. Só a prática pode levar à perfeição. Pratique isso.





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.