Cinco dicas para nos libertar na encruzilhada da vida

Em qualquer estrada da vida, existem curvas, desvios e encruzilhadas. Talvez a encruzilhada seja o desafio mais desconcertante que nós encontramos no caminho. Com quatro caminhos para escolher e com conhecimento limitado sobre onde eles vão dar podemos facilmente ser levados ao caminho errado.

Qual é a garantia de que vamos escolher o caminho certo? Será que escolhermos apenas um caminho qualquer, ou apenas permanecermos onde estamos: na frente de um cruzamento confuso? O que seria o mais inteligente escolher?

Não há garantias na vida.


Realmente não sabemos onde uma estrada irá nos levar antes da nossa decisão. Não há quaisquer garantias. Esta é uma das coisas mais importantes que precisamos ser conscientes sobre a vida e as escolhas que faremos. Ninguém pode gurantir que nossa escolha vai ser a certa o tempo todo, e sempre nos levará à felicidade. Amar alguém de todo o coração não garante que esse alguém devolverá esse amor no mesmo nível. Ganhar fama e fortuna não garante felicidade tampouco senão nenhuma celebridade sofreria e morreria de overdose como estamos acostumados a ler na mídia. A realidade é que não podemos controlar as pedras do caminho. A única coisa que temos é o poder sobre as decisões que vamos tomar, e como vamos agir e reagir a situações diferentes.

Decisões erradas estão sempre incluidas no processo da aprendizagem.


Se tivessemos sabido que estavamos fazendo uma decisão errada, será que teriamos escolhido ter ido por onde fomos? Talvez não, por que escolheriamos um certo caminho quando sabiamos que iriamos ficar perdidos? Por que tomar uma determinada decisão se soubessemos desde o início que não é o caminho certo? É só depois de ter tomado uma decisão e refletir sobre isso que podemos realizar a solidez do fato. Se as conseqüências ou resultados são bons para nós, então saberemos que decidimos corretamente. Caso contrário, nossa decisão foi errada.

Assumir o risco de tomar uma decisão.


Como a vida não oferece garantias e nunca saberemos que nossa decisão foi errada até que tenhamos feito isso, então assumir o risco e decidir é definitivamente melhor do que manter-se na frente da encruzilhada sem se mover. Embora seja verdade que uma manobra errada pode nos deixar perdidos, poderiamos também pensar que tal fato poderia ser uma oportunidade para uma aventura, inclusive abrir mais estradas e possibilidades. É tudo uma questão de perspectiva. Temos a escolha entre ser um viajante perdido ou um turista acidental da vida.

Aqui estão 5 dicas que podem ajudar você a escolher a melhor opção diante de algumas encruzilhadas na vida:

✺ Obtenha o máximo de informações possível sobre a sua situação.


Não podemos encontrar a confiança necessária para decidir quando sabemos tão pouco sobre o que enfrentar adiante. Assim como qualquer repórter, tem de fazer as perguntas certas: o que, quem, quando, onde e porquê. Qual é a situação? Quem são as pessoas envolvidas? Quando isso aconteceu? Onde está esse líder? Por que você está nesta situação? Estas são apenas algumas das perguntas para nos ajudar a saber mais sobre a situação. Isso é importante. Muitas vezes, o motivo da indecisão é a falta de informações relativas a uma situação.

✺ Identificar e criar algumas opções.


Quais as opções que aquela situação nos dá? Às vezes, as opções são poucas, mas às vezes são numerosas. Mas o que fazer quando a situação não oferece opções? Este é o momento que podemos criar nossa própria opção. Fazer nosso trabalho usando a mente e a criatividade . Do mais simples ao mais complicado, entreter todas as idéias. Não ignorar nada uando uma idéia vem à sua cabeça. Às vezes a idéia mais extravagante poderá ser o caminho certo no final. Podemos pedir a um amigo para ajudar a identificar as opções e até mesmo fazer mais opções se encontrarmos alguma dificuldade, mas tomar a decisão no final é imprescindivel para o aprendizado de vida que este processo oferece.

✺ Pese os prós e os contras de todas as opções


Devemos avaliar cada opção, olhando para as vantagens e desvantagens que elas nos oferecem. Desta forma, teremos uma ideia mais clara sobre as conseqüências de tal opção.

✺ Confie em si e tome a decisão.


Agora que avaliamos nossas opções, é hora de confiar em nós mesmos. Lembre que não existem garantias e decisões erradas, estas estão sempre incluidas no pacote da aprendizagem. Então, decidir, escolher e acreditar que estamos escolhendo a melhor opção é a solução.

Agora que já tomamos uma decisão, devemos estar preparados para enfrentar as conseqüências desta decisão: sendo boa ou ruim. Podemos ir para um lugar de riqueza e felicidade ou a uma situação de preocupação e problemas. Mas o importante é que fizemos nossa escolha para viver nossa vida ao invés de permanecer um espectador em nossa vida. Se essa é a decisão certa ou não, só o tempo dirá. Mas não devemos nos arrepender e ficar debatendo sobre o que foi decidico, seja qual for o resultado. Em vez disso, aprendemos com a escolha e nunca se esqueça que sempre teremos a chance de tomar decisões mais acertadas no futuro.

✺ Se divirta com suas decisões


O que é melhor? Atuar como uma pessoa seríssima, certissima, e chatíssima ou se divertir aprendendo com nossas imperfeições?

De uma coisa eu tenho certeza, quando decidimos que teremos de ser perfeitos em tudo que fazemos, teremos muito mais chances de adoecer, nos estressando e frustrando até perdermos o sabor de viver como um aprendiz, que é justamente o que viemos fazer aqui.

Sua nas decisões e imperfeições

L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.