Segredos sobre nosso corpo emocional

Temos três corpos dentro do corpo físico, cada um com seu mecanismo distinto: o mental, o emocional e o espiritual.

O corpo material é o denso, físico, onde os órgãos são sustentados com alimento e água. Este corpo é a “caixa” na qual carregamos os outros, e podemos tocá-lo e vê-lo. Um bom exemplo para esse milagre ser entendido está na comparação entre as várias maneiras em que a água se apresenta e as camadas do nosso corpo. Podemos ver a água em estado líquido, nos oceanos e nos rios, quando suas partículas são conectadas em grande número.

Mas a água se manifesta também no estado gasoso, em forma de vapor ou névoa, e ainda se encontra no estado sólido, o gelo.

O mesmo se dá conosco. Nós temos o corpo físico, que podemos ver e outros corpos que podemos somente detectar, sentir, falar e ver nos sonhos ou nas visões, deixando o corpo físico quando morremos.

Os corpos adicionais servem para nos complementar. Por exemplo, o corpo mental promove o pensar, a criatividade, a racionalização, a ética, etc. O espiritual, chamado em muitas religiões de “alma”, tem a faculdade de nos tirar da lógica, dando-nos visões e interpretações ilimitadas de uma vida extraordinária. Mas quero agora focar no emocional.

O corpo emocional carrega todas as emoções e se destaca quando dormirmos. Ele é responsável pelas aventuras em nossos sonhos e pode conscientemente ser projetado para fora do corpo. Alguns médiuns e clarividentes sabem executar este fenômeno paranormal com naturalidade, a fim de ver o passado, o presente e o futuro em outras vidas.

Para uma compreensão melhor deste processo fabuloso, considere os seguintes exemplos: quando sentimos como se estivéssemos caindo, antes ou depois de dormir, diz-se que é a alma que está saindo ou retornando ao corpo físico. Sonhamos até acordados. Isso acontece quando nosso corpo emocional se destaca. Podemos estar até conversando com amigos, prestando atenção à tevê ou lendo um livro, mas ainda divagamos na terra do lá-lá-lá ou, melhor dizendo, sonhamos acordados de repente, sem nenhuma explicação.

E os sonhos? Como se sabe, o sonho é outro momento em que “sentimos”, “vemos”, “cheiramos”, “ouvimos” e “provamos” coisas. Sentimos que estamos em outro lugar realmente, ao ponto de acordarmos suando, com o coração batendo rápido, como se tivéssemos vivido a situação do sonho ou pesadelo nesta realidade. Às vezes podemos nos recordar deles, às vezes não, mas não se pode negar que vivemos em uma outra dimensão enquanto sonhamos. Outro exemplo do destacamento da alma é a sensação que temos quando estamos para acordar e parar o sonho: sentimos pânico quando vemos que nosso corpo não se move, apesar de nossos esforços. Parece que a mente está trabalhando, mas o corpo não responde. É porque a alma ainda está inteiramente lá.

É possível emitir conscientemente sua alma a outra dimensão, e ter lucidez em uma segunda dimensão também. Há algumas instituições dedicadas a este fenômeno em particular.

No principio de minha profissão como terapeuta, interessei-me por diversos tratamentos holísticos para saciar minha sede de saber, e uma das coisas que quis aprender foi como sair do corpo conscientemente enquanto dormia.

Cheguei a ir ao IIPC - Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia de Nova York, pois estava curiosíssima sobre este assunto. Achava que treinar a mente a fim de trabalhar com meus clientes enquanto dormiam, me ajudaria nos tratamentos que eu oferecia. Não fui muito além, só compareci uma vez, e participei de umas horas de prática em que aprendi a separar o corpo da alma de modo consciente.

O processo era feito enquanto dormíamos deitados em colchonetes e procurávamos com lucidez sair de nossos corpos por certo tempo, para depois voltar a fim de contar nossa experiência aos presentes. Fui uma das poucas pessoas que não conseguiu. Tirei um cochilo tentando desesperadamente ficar consciente enquanto dormia, viajando até em casa e voltando para contar meu feito. Ao acordar um pouco frustrada por considerar minha experiência fraca, ouvi os relatos de pessoas que experimentaram a separação do corpo físico do emocional de modo consciente. Alguns relataram que desde a adolescência conseguiam facilmente projetar seu corpo astral e ver seu corpo físico deitado na cama. Permanecia pasma ouvindo as descrições de alguns dos presentes. “Nossa! Existe tanta coisa que não sabemos ainda! É incrível poder se ver deitada e sair a visitar alguém enquanto seu corpo relaxa.”

Também adquiri um manual para aprender a me exercitar em casa – o que tanto queria àquela época – mas por fim, desisti. Achei muito dificultoso. Queria dormir sossegada sem pensar em nada.

Educação sobre a projeção da consciência ou experiência fora do corpo.

De acordo com a explicação da Wikipédia, a enciclopédia livre: a experiência fora do corpo (EFC), ou experiência “extra-corporal” são termos usados alternativamente para designar as experiências que podem ser realizadas por qualquer pessoa, por meio do sono, via meditação profunda, ou outras técnicas de relaxamento. A Projeciologia acredita que durante a projeção, quando lúcido, o indivíduo está ciente de que se encontra fora do próprio corpo, projetado por meio do corpo astral, perispírito, psicossoma, etc. Por intermédio da projeção da consciência é possível conhecer dimensões extrafísicas, relativas ao plano astral ou espiritual.

A projeção da consciência é uma experiência tipicamente subjetiva, descrita muitas vezes como próxima à sensação corporal de estar flutuando como um balão. Em alguns casos, conforme relatos, pode-se ver o próprio corpo, olhando-o sob o ponto de vista de um observador, fora dele. (autoscopia). Estatisticamente, uma em cada dez pessoas afirma ter tido algum tipo de experiência fora do corpo em sua vida. Para alguns, o fenômeno ocorre de modo espontâneo, enquanto que para outros está relacionado a circunstâncias de perigo, como nos estados de coma, em sono profundo, ou também relacionado à experiência de quase-morte, ou mesmo induzida através do uso de drogas e psicotrópicos.

A projeção astral é associada com frequência ao esoterismo e ao movimento da Nova Era. Paralelamente, a medicina começa a tratar do assunto com mais atenção devido aos inúmeros relatos de experiências de quase-morte (EQM). No entanto, explicações científicas parciais foram elaboradas para as EQM que não envolvem a projeção da consciência, estas ainda sem explicação científica.

Para mais informações, caso seja do seu interesse: http://www.iipc.org/sobre/quemsomos.php


Sua no corpo emocional

Lygya Maya





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.