Você cobra pelo seu cartão de visita?

Um dos instrumentos mais antigos usados até hoje no mundo dos negócios, o cartão de visitas evoluiu muito no layout. Passou por versões em alto relevo, com dourado, colorido dos dois lados, com cheiro, cortes especiais e todas as parafernálias e pirotecnias imagináveis, mas manteve o mais importante: seu nome, seu telefone e o que você faz.

Os cartões de visita têm um uso tão disseminado que viraram sinônimo de “auto-apresentação”. É comum ouvirmos expressões como: “sua imagem é o seu cartão de visita”, “a fachada da sua empresa é o seu cartão de visita”, ou, até mesmo, “aceite esta cortesia como meu cartão de visita”. De qualquer forma, o cartão de visita é algo que se dá sem cobrar nada. Ou não?

Nosso desejo é que todos conheçam nosso negócio. Muitas vezes, temos a oportunidade de mostrar nosso trabalho para pessoas que não têm, no momento, a intenção de nos contratar. Costumo dizer que precisamos entregar nosso cartão de visita. Seja na família, nas associações, entre amigos ou, até mesmo, entre potenciais clientes. Não dedicar atenção e não querer fazer nada que não seja diretamente remunerado é perder a oportunidade de apresentar a qualidade de seus produtos ou serviços para seus contatos. É o mesmo que querer cobrar por um cartão de visita.

Se você quer ser muito mais do que um “tirador de pedidos”, tenha em mente que o cenário oferece inúmeras oportunidades para que as pessoas conheçam o que você pode oferecer. Cabe a você aproveitar estas oportunidades para deixar gravada a sua imagem, o seu cartão de visita. Só desta maneira é que elas poderão falar de você e do seu negócio.

Todos têm certeza que você não é um tolo ao oferecer cortesias, degustações ou amostras-grátis. Se isto não funcionasse, as empresas de telefonia, TV por assinatura, perfumarias, cursos e bancos não ofereceriam cortesias promocionais de seus produtos ou serviços para quem não é cliente.

Na próxima vez que você tiver a chance de se dedicar um pouco para algo que você não esteja sendo remunerado, lembre-se que as grandes oportunidades estão aí, para serem percebidas por quem merece enxergá-las. Para serem convertidas em seus mais bem elaborados cartões de visita.

Bons contatos!





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.