Etiqueta nos negócios – Parte II

Existe um certo protocolo que, se mantido, pode fazer você aparentar “à moda antiga”. Isso pode lhe proporcionar um certo ar de elegância, mas é importante não se deixar levar demais por estes comportamentos tradicionais para não parecer uma pessoa antiquada e desatualizada. Veja como podemos ser mais atualizados com etiqueta:

Telefonemas:



Ao se telefonar para alguém, faça a ligação você mesmo. Não estamos mais na década de 60 ou 70, quando precisávamos de uma telefonista para se completar uma ligação. Ou na década de 80, quando ninguém tinha um número direto e era muito complicado se localizar uma pessoa. Hoje, você digita alguns números e aperta uma tecla e a ligação é completada. É totalmente inútil e antiquado se pedir para uma secretária completar uma ligação para você.

Ao telefonar para alguém diretamente, pergunte se a pessoa está podendo falar no momento e seja breve.

Visitas:



Assim como no caso dos telefonemas, utilizar uma secretária para marcar uma reunião para você é o mesmo que dizer que você costuma marcar muitas reuniões e que aquela é só mais uma. Dê um sentido especial a todos os seus encontros. Todos gostam de se sentir importantes. É muito educado demonstrar que você não pensa que está acima da outra pessoa.
Se você recebe alguém em seu escritório para uma reunião, recepcione seu convidado logo na entrada e o conduza até sua sala ou sala de reunião. Ao final de sua conversa, acompanhe a sua visita até a saída. Se for em um prédio, aguarde com ele no corredor até que chegue o elevador.

Mensagens:



Não vejo muita gente utilizar telegramas para enviar pequenas mensagens. Hoje em dia, o e-mail e o SMS (torpedos) têm resolvido muito bem este propósito, exceto em casos onde o aviso precisa ser oficial. De qualquer forma, receber uma carta pelo correio ou até um telegrama pode dar um toque todo especial à sua mensagem. Existem tarifas especiais para cartões postais, que podem ser empregados para pequenos agradecimentos.

No dia seguinte após um almoço, um jantar, um coquetel ou um simples encontro, enviar uma mensagem (seja eletrônica ou não) para quem você foi apresentado ou teve uma conversa interessante também demonstra um cuidado especial. Além disso, é uma oportunidade para você reforçar o seu contato e ser lembrado no dia seguinte.

Cavalheirismo:



Se você é homem, saiba de alguns cuidados especiais ao se relacionar com mulheres nos negócios. É prática comum deixar a mulher entrar ou sair na sua frente. Nos elevadores, você cede espaço na entrada e na saída. Caso o elevador esteja cheio e você esteja próximo à porta, saia primeiro e ceda a passagem no corredor. Em uma escada, a mulher deve estar acima do homem, seja subindo ou descendo. A ideia é que o homem possa ampará-la na queda (o que não deveria ser raro com os saltos que elas usam).

Apesar destes cuidados protocolares, as mulheres estão ocupando um merecido destaque à frente de empresas e de equipes. Os homens devem tratá-las com respeito e igualdade.

No caso das mulheres que desejam ser respeitadas, também é bom saber que é totalmente inadequado no ambiente de negócios vestir-se de modo a evidenciar suas formas do corpo, seja com o uso de decotes ousados, saias curtas ou calças apertadas. Elegância, muitas vezes, não combina com sensualidade. Bom... isso para o caso das mulheres que desejam ser respeitadas pela sua experiência e competência nos negócios.

A etiqueta nada mais é do que um conjunto de boas maneiras. São uma forma de mantermos nossa comunicação dentro de um protocolo saudável e agradável para todos. Se você se relaciona com muitas pessoas, é sempre bom se portar dentro do que é esperado pela sociedade, não é mesmo?

Até a próxima!





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.