Como se comportar na mudança

Olhe à sua volta. Observe como tudo está mudando. Não são apenas as fusões e incorporações que surgem de um dia para outro, nem a mudança de rumo das próprias organizações. As pessoas, o mercado, os objetivos, tudo, absolutamente tudo passa por verdadeira revolução.

O que valeu para hoje até o momento de irmos para cama descansar de um dia atribulado e desafiador no trabalho, talvez já não tenha nada a ver com o que teremos de enfrentar amanhã. E esse é o desafio, estar acostumado e pronto para as mudanças. Quem não estiver será atropelado.

Quem disser “no meu tempo...”, provavelmente estará pedindo que lhe cortem a cabeça. Quem disser “isso não é comigo”, se não tiver uma boa explicação para o comportamento resistente, corre o risco de ser excluído, ou, pelo menos, ser colocado numa geladeira.

Como se preparar para sobreviver às mudanças? A resposta está na própria questão – preparo e consciência do tempo em que vivemos. Vale a pena fazer um treinamento pessoal com as coisas que nos cercam no cotidiano. Só para ir se acostumando.

Trocar de restaurante, experimentar novas comidas, mudar o trajeto para o trabalho, testar outro meio de transporte, sentar em outro lado da mesa, fazer novas amizades. Das experiências mais simples até as mais complexas e difíceis, como mudar de casa ou trocar de carro.

Tudo para se acostumar com as mudanças e abrir o espírito para novos desafios. É questão de sobrevivência. Talvez você possa achar tudo isso uma grande besteira. Quem sabe não seja uma boa oportunidade para descobrir certa tendência a resistir às novidades.

Se você não mudou tanto nos últimos anos, dê uma boa olhada nos seus amigos, vizinhos e parentes. Será que todos continuam na mesma empresa, no mesmo cargo, na mesma casa, com o mesmo casamento? Esse cenário pode ser um bom indicador de que a fila anda cada vez mais rápido.

Você sabia que a maioria das pessoas que são demitidas jamais pensou em tal possibilidade. Estavam tranquilas em seus postos, imaginando serem insubstituíveis, e se surpreendem de uma hora para outra enviando currículo e procurando o número do telefone dos velhos amigos.

Não estou escrevendo este texto só para você. Escrevo principalmente para mim. O que eu queria na verdade era refletir com os amigos sobre esse desconforto da mudança. Por isso, ninguém melhor que você, para quem escrevo há tantos anos, um papo assim de peito aberto.

Valeu muito. Essa conversa mexeu comigo. Já estou pensando em escrever um novo livro e imaginado que projetos poderiam sacudir minha vida no momento. Concluí que meu tempo é agora e como disse Ortega Y Gasset: “Eu sou eu e minha circunstância”.

Tomara que você faça o mesmo. E se resolver não fazer nada, pelo menos que possa refletir sobre esse assunto e ficar atento aos sinais de mudança. Quem sabe essa nossa conversa não seja uma fumacinha para mostrar o que vem por aí.

SUPERDICAS DA SEMANA

- Prepare-se para as mudanças
- Saia da rotina e se sujeite a novas atividades
- Faça novos amigos
- Faça inscrição em novos cursos. Que tal um de oratória?!
- Ah, não se esqueça de que passarinho na muda não pia.





Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação, Palestrante, Professor de Expressão Verbal e Escritor. Escreveu 15 livros com mais de um milhão de exemplares vendidos. Seu site www.polito.com.br

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.