O que aprender com o ciúme

O ciúme de alguém significa literalmente que: a pessoa ciumenta sente receio de que a pessoa amada se apegue a outrem e a abandone. Quem já sentiu ciúme sabe que este sentimento atormenta/estressa qualquer um.

Geralmente alguém sente ciúme mas não se pergunta porque este sentimento existe e é isso que quero explorar aqui. Talvez assim, quem for ciumento ou ciumenta, se liberte desse estresse que destroi a saúde, o espírito e relacionamentos saudáveis.

Então vamos pensar juntos: se o significado do ciúme é receio de que a pessoa amada se apegue a outrem e, por conseqüência disso, nos abandone ou deixe de nos amar, existe ai um medo e uma insegurança de nossa parte, concorda?

Em geral, sentimos ciúme de alguém que nem nos disse que ia nos abandonar, a regra é que desconfiamos que a pessoa amada está sendo infiel, e assim vivemos constantemente questionando a relação levando muitas vezes um casal a optar pelo término do relacionamento.

Muitas vezes podemos estar certos, porém, quantas vezes há somente a desconfiança gerada pela falta de confiança em si?

Já ouvi muitos reclamarem da desconfiança do parceiro ou parceira por imaginação fundadas em experiências passadas e isso se tornou um pesadelo para ambas as partes.

O medo de perder alguém pode ser tão nocivo para o relacionamento com outrem como para si, pois ao sentir ciúmes nossos pensamentos parecem se tornar obsessivos tirando nossa tranqüilidade emocional, mental, espiritual e física.

Uma coisa que não podemos controlar é o sentimento alheio. Se todos nós pudéssemos ter certeza que iríamos amar uma pessoa somente para o resto da nossa vida tudo seria mais seguro. Porém, a vida nos deu de presente justamente o contrário para que possamos ter a oportunidade de desenvolver algo chamado autoconfiança.

Talvez alguém esteja se perguntando o que a autoconfiança tem a ver com falta de ciúme? Explico melhor: quando sabemos que somos alguém de valor, não temos muito medo de perder alguém simplesmente porque sabemos que quem vai perder uma grande oportunidade de ter uma pessoa extraordinária na vida é aquela pessoa e não ao contrário, entende? Afinal de contas, se aquela pessoa não tem mais paixão por nós, para que se preocupar sabendo que existem tantas outras pessoas com as quais poderemos nos comunicar e termos uma nova chance?

Pra que se agarrar a alguém que não tem a sabedoria de nos guardar no coração?

De que vale se torturar pela falta de alguém que não é o que merecemos?

Essas perguntas deveriam ser feitas ao menor sinal de ciúme e/ou insegurança que porventura venhamos a ter por alguém. E as respostas deveriam ser dadas com intenção na felicidade do nosso coração.

Afinal, nós somos os criadores dos nossos sentimentos assim como os destruidores deles; portanto, cabe a nós liderarmos nosso potencial de uma maneira madura e segura.

Para o nosso próprio bem, devemos nos esforçar em nos relacionar com uma pessoa que saiba dar valor a nossa atenção, tempo e carinho. Que nos sirva de espelho e nos faça sorrir sempre.

Sua na autoconfiança

L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.