Nossa melhor medicina é grátis

Para mim não há melhor medicina do que uma boa, gostosa e profunda gargalhada. Se quando estiver gargalhando tiver dor muscular na barriga e na bochecha melhor ainda.

Dizem que uma gargalhada é o equivalente energético de um momento de férias instantâneo.

Para você ter uma idéia da força de uma gargalhada, sugiro se esforçar a ficar triste, com raiva ou mesmo deprimida (o) dando uma risada. Não vai conseguir, é garantido.

Uma vez eu estava triste durante uma viagem de metro quando ouvi a gargalhada de uma criança alta, forte e gostosa. O som vinha de seu estomago e garganta ao ponto de contagiar a todos os presentes no vagão daquele trem. Todos se entreolharam e sorriram com prazer pela influência benéfica daquele som divino.

As vantagens de uma gargalhada são inúmeras, e muitas vezes ignoramos o poder de uma gargalhada no lugar certo, com a pessoa certa, no momento certo.

E para encurtar essa dica divertida, lembre que:
· Com cada gargalhada se movimentam perto de 400 músculos, incluindo alguns do estômago que só podem se exercitar com a risada.
· Os olhos se lubrificam e limpam com lágrimas (caso lágrimas surjam).
· Limpa o nariz e o ouvido quando a vibração do som da gargalhada acontece.
· Elimina toxinas, porque com os movimentos que o diafragma produz, uma massagem interna facilita a digestão e ajuda a reduzir os ácidos gordurosos e as substâncias tóxicas.
· Produz oxigenação quando entra o dobro de ar nos pulmões, deixando que a pele se oxigene mais.
· Vira analgésico: durante o ato de rir liberando endorfinas, os sedativos naturais do cérebro, similares à morfina.
· Rejuvenesce ao estirar e estimular os músculos do rosto.
· Terapêutica contra o enfarte: a massagem interna que produz os espasmos do diafragma alcança também aos pulmões e o coração, fortalecendo-os.
· Facilita o sono, porque geram uma fadiga saudável que elimina a insônia.
· Elimina o estresse.
· Produz certos hormônios (endorfinas e adrenalina) que elevam o tônus vital e nos fazem sentir mais desperto.
· Alivia a depressão


Como fazer para gargalhar mais:

* Ler livros, revistas, sessão de piadas em jornais de humor.

* Assistir vídeos, filmes, programas de TV e peças de teatro cômicas.

* Rir de si próprio, mesmo cometendo erros

Um detalhe importante é que o bom humor não tem porque ser destrutivo, embora muitas pessoas riam à custa do infortúnio de alguém.

Rir é uma função biológica necessária para manter o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.

É nosso presente para abrir a capacidade de sentir e viver feliz dentro e ao redor de si.

Sua no gozo de uma boa gargalhada

L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.