É indicando que se é indicado

São Francisco de Assis, que nasceu em 1182, é um grande exemplo para o relacionamento entre pessoas. Apesar de apenas atribuída a ele, sua famosa “Oração de São Francisco” pede que se procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado, pois é dando que se recebe... e por aí vai.

Muito mais do que networking, devemos promover relacionamento de negócios com criação de amizades interessadas no desenvolvimento e crescimento de cada um de sua rede. Todos devem ter o desejo de ajudar seus amigos a alcançar o sucesso, recomendando clientes ou ajudando a resolver um problema com conselhos vindos de sua experiência.

Como costumo dizer nas reuniões do Relaciono, é mais fácil se fechar um negócio quando se é recomendado do que quando se faz uma venda fria. Portanto, é importante dedicar algum tempo de sua atenção e energia para ajudar um amigo de sua rede a conquistar um cliente, pois, na maioria das vezes, é mais fácil recomendar os serviços de seus amigos do que vender seus próprios serviços.

Quem recebe uma recomendação costuma fechar negócio de forma muito mais fácil e rápida do que aquele que não conta com nenhuma referência. Você fará isso por seus contatos e seus contatos também farão por você.

Alguém sempre terá que dar o primeiro passo. O que, muitas vezes, atrasa este movimento é que é muito comum que se espere que o outro dê este passo. Experimente doar alguns de seus preciosos minutos pensando em alguns de seus contatos e em maneiras interessantes de conectá-los para que façam negócios entre eles.

O imediatismo e o egoísmo são inimigos do networking. Pense nisso!





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.