Conhecer a pessoa certa, na hora certa

Muitas pessoas que alcançaram o sucesso na vida pessoal ou profissional relatam situações em que, no momento certo, encontraram a pessoa que criou uma oportunidade fora do comum para se alcançar um objetivo. Esta é a situação que define a oportunidade: “Estar no lugar certo, na hora certa, com a pessoa certa.”

As pessoas que conhecemos e que temos a oportunidade de conhecer ao longo de um ano são a chave para criar conexões de negócios e amizades. Nossa rede de relacionamento é o sistema vital de nosso sucesso. Uma pessoa que entre em contato conosco e que pode ser a salvação para um negócio na hora que precisamos é a sorte que nós necessitamos constantemente. Só que a vida não é um jogo. Deixar os sonhos nas mãos do acaso, esperando que milagres ou grandes coincidências nos ajudem a alcançar as metas ou sonhos seria, no mínimo, irresponsável. É preciso ter planos bem definidos e trabalhar diligentemente rumo aos objetivos.

Por outro lado, um excesso de planejamento ou um absurdo de foco podem impedir-nos de ver além do estreito feixe de visão, deixando passar entre os dedos grandes oportunidades, simplesmente porque estamos muito ocupados para dar a devida atenção ao “mundo lá fora”. Temos que compreender que excelentes oportunidades surgem de formas indiretas e que nós é que devemos estar sintonizados. Nós somos como um receptor de rádio. As ondas de mais de 40 estações diferentes de rádio estão neste exato momento viajando pela atmosfera e atravessando nosso corpo e nem percebemos. E um receptor AM/FM é capaz de receber a rádio que se deseja ouvir. Para isso, basta estar sintonizado na frequência correta.

Para se descobrir oportunidades, deve-se ser capaz de captar todas as frequências. Desenvolver a curiosidade é importante para se ouvir mais do que falar. Ao conversar com alguém que estamos conhecendo, muito mais importante que comunicar nossa mensagem e “vender o peixe”, é aprender um pouco do que o outro faz. Aprender sobre tudo e manter a mente aberta e alerta para criar conexões. Saber, principalmente, se podemos ajudar nossos contatos de alguma forma, pois nem sempre as pessoas devem ser úteis somente para nossos interesses.

Nós, por muitas vezes, já encontramos a pessoa certa, na hora certa, e nem percebemos. E, por não perceber, deixamos a oportunidade passar. Isto acontece por não estarmos sintonizados de fato com as pessoas. É como se nós não estivéssemos ali. Só estamos sintonizados com nós mesmos, com foco em nosso umbigo. As pessoas certas e a hora certa não bastam. Elas têm que estar juntas no mesmo lugar. E não me refiro apenas ao mesmo lugar físico. É preciso estar no mesmo lugar mental, ou “na mesma página.”

Perguntar um pouco sobre o negócio e interesses de nossos contatos para saber o que andam fazendo e falar um pouco também sobre nossos objetivos, permitirá perceber rapidamente uma enorme oportunidade de geração de negócios. Aprender um pouco sobre os negócios de nossos amigos, resolve, desta forma, o problema de estar no lugar certo.

A dica é manter a mentalidade positiva em relação aos objetivos. Dotar-se da convicção que conseguirá realizar seus sonhos. Trabalhar mentalmente as metas, registrar e revisar constantemente os planos, e estar disponível, curioso e amigável quando conversar com alguém. Certamente, você vai encontrar pessoas certas, na hora certa e no lugar certo. O sucesso será inevitável.





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.