Como ser mulher com “M”maiúsculo

Ao longo dos anos, me dei conta que ser uma mulher com “M” maiúsculo era muito mais do que ter uma vagina saudável, um corpo sexy, falar fino e ser passiva em situações abusivas. Também aprendi que a inteligência, a intuição e a sabedoria feminina contam muito no crédito do que obtemos como resultado positivo em relação ao sexo oposto e a vida em geral.

O que seria “sabedoria feminina”, me perguntou uma cliente uma vez que mencionei este termo. “Sabedoria Feminina é ser FFF, ou seja, Feliz, Firme e Forte, no que diz respeito as nossas escolhas e decisões para sermos bem sucedidas em tudo que desejamos", respondi.

Para isso, não basta falarmos igual aos homens como muitas mulheres fazem, ou sermos agressivas para impor respeito; pelo contrário, temos de utilizar nossa feminilidade acima de tudo, pois é justamente isso que faz a diferença e na maioria das vezes amolecem os corações dos machões. Podemos ser muito mais inteligentes do que lutar por nossos direitos usando nossa masculinidade.

Afinal por causa de milhares de mulheres estarem usando a masculinidade mais do que a feminilidade no trabalho e em casa, os pouquíssimos cavalheiros por ai estão ficando cada vez mais escassos e muitos homens “sensíveis” estão se tornando mais passivos e femininos inclusive na cama para nossa decepção sexual.

Não era isso que estava no plano original. O que queríamos (pelo menos, na geração da década de 1970 ) era sermos respeitadas como iguais em todos os níveis, porém no mercado de trabalho, principalmente. Quanto a isso já demos passos gigantes, entretanto, ainda há desequilíbrio entre milhares de relacionamentos que poderia ser dissipado caso usássemos mais nossa criatividade do que a força como muitos homens fazem.
Por exemplo:

- Trabalhar na autoconfiança - Uma das chaves principais da liberação feminina está na autoestima, ao contrário do que muitas mulheres fazem acusando o homem de machão, agressivo, e mulherengo e/ou colegas de trabalho e amigos de fofoqueiros, poderíamos cuidar de nós mesmas aprimorando nossos conhecimentos e desenvolvermos nossas qualidades e habilidades ao ponto de nos tornamos Mulheres com “M” maiúsculo. Assim, estaríamos nos Melhorando e nos tornamos preciosos tesouros sociais que só pessoas limitadas não fariam qualquer coisa para estar do nosso lado e nos dar prazer.
E se essas pessoas limitadas não pudessem reconhecer o que esta em sua vida, não perca seu tempo com elas: siga em frente desenvolvendo e aprimorando a si mesma sem medo de ficar sem o marido ou sem o amigo que não lhe adiciona.

- Trabalhar o amor próprio – “Ame a humanidade com VOCÊ dentro” esta é uma das expressões mais sábias que já li. Nós mulheres temos a tendência de cuidar dos filhos, do marido, da casa, dos patrões, etc, etc... e a maioria esquece de recarregar a pilha da contribuição para com o mundo. Se não carregamos a pilha da energia física, mental, espiritual e emocional não funcionamos e por causa disso muitas de nós acaba estressada e/ou na cama de um hospital com câncer. Temos a obrigação de cuidar de nós mesmas para que, a partir daí, sermos agentes FFF para todos em nossa volta. Nem que seja 15 minutinhos diários pela manhã (com alongamentos musculares) e 15 minutinhos à tardinha para uma pausa de relaxamento em vários níveis - isso solucionará muitos problemas de imediato.

Criar uma agenda para continuar a missão de ser mãe, amante, amiga, filha, companheira, profissional, etc...é inteligente percebe?


- Trabalhar no senso de humor – Corte o drama e traga a comédia a sua vida por favor, obrigada. Não há coisa mais chata que uma mulher reclamando repetidamente como um CD arranhado. Quanto mais vermos os desafios como uma forma de aprendizado, mais ganharemos a admiração geral. A não ser que com quem você se relaciona não tenha senso de humor e se esse for o caso, boa sorte, porque você vai precisar.

- Trabalhar no senso de justiça - Se “julgarmos” as pessoas não teremos espaço em nossos corações para amá-las” disse Madre Teresa . Gosto desta frase porque, ao praticá-la no meu dia a dia, obtive resultados positivos e fiquei muito feliz e orgulhosa dos feitos e fatos ocorridos.

Geralmente queremos ser compreendidas, porém isso as vezes se torna impossível mediante o lado oposto não ter tido a oportunidade de aprender o que já aprendemos. Pense bem, se outros não conseguiram saber o que sabemos como poderemos exigir que o nível de sabedoria seja o mesmo?

Escolhi olhar a situação oposta com olhos curiosos, me perguntando se eu tivesse a limitação daquela pessoa faria eu o mesmo? Muitas vezes cheguei a conclusão que sim. Ao mesmo tempo tem a famosa “interpretação” antes de saber o que de fato aconteceu como por exemplo o caso dele não telefonar, ou não aparecer para um encontro. Já passei pela vergonha de assumir que havia uma traição ou rejeição por falta de comunicação, e no final houve razões suficientes para isso. A partir daí iniciei operação “bom senso” baseada no desconhecido, ou seja, se eu não sei o que aconteceu então vou esperar para saber eventualmente e ai então decidir o que é correto fazer.


- Equilibrar o uso do Sex appeal - muitas mulheres usam o sex appeal pra atrair, negociar, fazer e desfazer relacionamentos profissionais e amorosos na impressão que isso é que é usar a feminilidade, porém não é, a feminilidade vem do nosso interior materno, maduro e terapêutico nós somos a solução do equilíbrio mundial.



Você dúvida? Basta olhar para as razões que nossos líderes governamentais convencem milhares de soldados (na sua maioria homens) matar e ser morto ou morta por guerras idiotas que não nos levam a mais do que muita venda de armas bélicas, bombas construídas usando trilhões de reais, sofrimento, doença, medos, fome, destruição para a população que não tem nada haver com as decisões da uma minoria psicopata que infelizmente lidera as principais nações deste planeta.
Sim, somos uma gota no oceano porém se cada gota fizer sua parte, se alimentando de sabedoria, amando a si mesma, sendo uma agente FFF. Faremos um oceano mais azul com ondas grandes limpando a sujeira no litoral macho manchado e cansando de tanta corrupção.

Cabe a cada uma de nós assumirmos nossa responsabilidade de ter amor próprio, para podermos transbordar o que mais falta na humanidade, amor.

De uma coisa esteja certa, ninguém faz isso melhor do que nós mesmas e tem mais, sem entrar numa de vítima a não ser que esteja acorrentada e sequestrada, temos inteligência o bastante para “decidir” liderar nossas vidas de uma maneira extraordinária ou ordinária.
Eu decidi praticar a primeira opção e você?

Lygya Maya





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.