Porque o conhecimento emocional é essencial

Pelo que tive a oportunidade de aprender ao longo da vida, se não aprendermos a equilibrar nossas emoções não vamos evoluir nem espiritualmente, nem mentalmente nem fisicamente. E como evoluir é o diploma da universidade da vida, temos o dever de ter esse auto conhecimento para que possamos chegar a realização pessoal.

Para uma melhor compreensão da complexidade de nossa evolução, vou passar algumas informações básicas que aprendi.

Quanto mais informação tivermos sobre a evolução, melhor. Somos seres mais emocionais que racionais. Fazemos mais alguma coisa do que pensar: é sentir. Desejos, emoções, sentimentos: de tudo um pouco, sejam experiências positivas ou não. Em algum grau de nossa vida, a emoção deixa de ser uma característica de preservação da espécie, passando a ser uma ferramenta de evolução.
O programa de rádio Café da Manhã da FM 100.7 MHz de Santos, S. Paulo, na sexta-feira, dia 24 de julho de 2009, recebeu o médico oncologista, Paulo Eduardo Novaes, para uma entrevista sobre a influência das emoções no câncer.

Segundo o Dr. Novaes, “o câncer que mais mata hoje é o de pulmão”. Pelas estatísticas, o médico afirmou que “em 75% dos casos de câncer de mama é possível a cura”. E continuou: “O câncer tem cura, se tratado. O método mais eficaz é, antes de tudo, a prevenção. Outro fator importante é a emoção. Ela não causa a doença, mas é determinante em sua evolução, de acordo com o médico”.

As emoções são a mais racional das estratégias da natureza. Deliberar, pensar, refletir consomem tempo. Se tivermos um dispositivo afinado por milhares de anos de evolução, que nos permita reagir rapidamente por medo, por exemplo, teremos mais hipóteses de sobrevivência do que se tivermos que pensar em tudo. O pensamento é uma das ferramentas mais caras do ponto de vista da evolução; as emoções são atalhos no processo de decisão.

O balanço e a evolução da vida de uma pessoa dependem do que ela pensa, sente e faz.

A vida humana nunca alcançou um nível tão avançado de evolução como nos dias de hoje. Muitos de nós tentamos métodos alternativos de cura, em vez dos clínicos, porque despertamos para uma nova dimensão. Começamos a resgatar poderes que foram perdidos há muito tempo, em centros poderosos de conhecimento. Para evoluir, devemos aprender a lidar e a tratar das emoções de uma forma mais realista e racional. Esse é a última parte do quebra-cabeças para evoluir de uma dimensão de vibração baixa para uma mais alta e menos cavernosa como a que conhecemos.

É essencial observar como precisamos do negativo para lidar com o positivo, e tudo o que vemos e decidimos fazer cabe a nós próprios interpretar e agir.

A quantidade de pessoas que abandona alguma coisa importante na ilusão de que evolui é tão ilusória, como achar que quem nos ama vai curar todos os males de nossa vida emocional. A responsabilidade de lidar com essa verdade é nossa, pois esta é justamente a chave para abrir a porta da evolução e a liberação para o conhecimento, em outros níveis dimensionais.
Chamo de evolução a nossa criação de vida rumo à nossa felicidade e realização pessoal e profissional, como é o caso de Mya, que me escreveu a seguinte email:

“Quando eu vi você a primeira vez não tinha autoconfiança, não sabia falar inglês, não tinha paixão pelo meu trabalho, e a tristeza era uma parte constante de meu dia-a-dia. Eu estava perdida dentro de um drama emocional que sugava minha força para ser tudo o que eu não queria ser. Seu programa não somente me ajudou a ter uma nova carreira, mas também a falar um inglês fluente e a me transformar numa excelente profissional na área da saúde humana. Sou agora Terapeuta de Cólon, certificada e orgulhosa do meu próprio negócio em Nova York. Essa transformação imensa já me fez ganhar mais de meio milhão de dólares em rendimentos financeiros.

Meus agradecimentos por sua orientação constante e crença em meu potencial como ser humano e como profissional. Para mim sua orientação vale milhões de dólares”. – Mya da Silva - Terapeuta de Cólon certificada.

O que você acha? Acha que Mya evoluiu ou estagnou? A resposta para mim é obvia.

Solução para a evolução:

Adquire conhecimento para satisfazer o que o seu coração pede, acima da análise, da lógica e da pressão social.

Lygya Maya





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.