Comunique-se bem

Todos nós conhecemos aquela história do professor que sabia muito pra ele, mas não conseguia passar com facilidade a sua matéria. Às vezes, era a insegurança na voz. Quem sabe, a postura e os gestos espalhafatosos ou ausentes. Tanto faz. O que importa é que o problema não estava no conteúdo, mas, sim, na comunicação.



O mesmo acontece em nossa vida profissional, quando temos a certeza que nossos produtos ou serviços são excelentes e queremos que nossos clientes também conheçam aquilo que temos a oferecer.

Quantas vezes você já deixou de conquistar um novo cliente, iniciar um novo negócio ou teve um grande trabalho ao passar informações para sua equipe, por dificuldade na sua comunicação? A pessoa domina o assunto, sabendo todos os detalhes importantes e tudo que precisa ser passado, mas não domina a habilidade de exprimir em palavras as suas ideias para um público ou para uma pessoa.

Segundo nos ensina o Prof. Reinaldo Polito, “Falar em público de maneira objetiva, clara, desembaraçada e eficiente é uma competência exigida para o bom desempenho de quase todos os profissionais.” E, por ser exigida e não comumente bem desenvolvida, torna-se um diferencial, destacando-se, em seu meio, o profissional ou empresário que dominar esta arte da expressão verbal.

Este destaque se apresenta através do respeito e do carisma conquistado. Quem, aliás, não gosta de ter, em seu convívio, alguém que torne toda reunião ou apresentação um momento de prazer e deleite, assistindo o prazeroso desenvolver de suas ideias?

Dominar a arte da boa comunicação não é uma habilidade geneticamente determinada. Você deve desenvolvê-la através da prática e do estudo. Ler bons livros poderá desenvolver o seu vocabulário. Há, ainda, excelentes livros sobre a arte de falar em público e a pessoa interessada em se desenvolver pode praticar e aprender técnicas através das várias instituições de ensino da oratória e de comunicação em público.

Uma dica muito interessante para que você melhore a sua comunicação é praticar. Sempre que houver uma oportunidade para falar para pequenos públicos, aproveite e se arrisque. Comece a sua comunicação já sabendo como quer concluir e tudo irá soar perfeito, pois a sua conclusão é o mais importante na comunicação.

Ao falar, preste atenção no som de sua fala para perceber como anda a sua pronúncia. Fale as palavras claramente e pronuncie cada sílaba.

Havendo oportunidade, grave-se falando sozinho ou em público e observe onde pode aprimorar a sua comunicação. Tenha certeza que você é o seu mais ferrenho crítico e que sempre poderá melhorar, mas precisa pegar leve. Não se cobre tanto.

Além do som, o conteúdo e a estruturação do discurso são muito importantes. Uma palestra em que, quando acreditávamos que o orador iria desenvolver o assunto e ele já concluiu, ou quando já entendemos e o assunto volta pro início novamente e temos dificuldade em acompanhar o raciocínio também é dureza.

Não é uma tarefa complicada organizar sua fala para conquistar o seu público. Tudo é questão de objetivo. Inicie com um objetivo em mente e conheça o público para o qual você vai falar.

Reforço o que falei anteriormente: ponha em prática a sua oratória sempre que puder.

Dedique-se a melhorar e praticar sua comunicação verbal e esteja pronto para colher os frutos.





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.