Você é um procrastinador?

Você sabe o que é procrastinar? Você se considera um procrastinador? Você tem vantagens ou desvantagens com este seu comportamento?
Leia a entrevista que dei sobre procrastinação neste post e tome uma atitude: mudo ou me mantenho como sou em relação a este tema?

1-Por que, na sua opinião, as pessoas procrastinam compromissos, tarefas, afazeres etc.?

A maioria das procrastinações está relacionada à falta de motivação, falta de competência ou até mesmo por falta de talento. Geralmente, as pessoas procrastinam o que não gostam de fazer. Por isso eu procuro ensinar o lema: “procure fazer logo o que não gosta, para que sobre mais tempo para você fazer as coisas que gosta”.

2-Procrastinar é uma mania tipicamente brasileira ou é um mal presente em qualquer sociedade?

No dicionário procrastinar é adiar algo, portanto, ela certamente está presente em todas as sociedades. O que temos de levar em consideração são a cultura, os hábitos e os costumes de cada sociedade. Por exemplo, no Brasil, culturalmente somos um povo acostumado a deixar tudo para última hora.

3-As pessoas nascem com a tendência de procrastinar ou é algo que se adquire a partir do exemplo dos pais?

Não nascemos com a idéia de deixar para amanhã o que podemos fazer hoje. Creio que tenhamos um problema de disciplina. Por exemplo: a criança quer viver o aqui e o agora, sem economia. Quando ela precisa fazer algo que não gosta, como escovar os dentes ou tomar banho, e ela prefere brincar, ela procrastina. Aí e que deve entrar a disciplina por meio dos pais.
Os pais devem se atentar a isso, para não criarem futuros procrastinadores. Eu não considero que nós brasileiros somos procrastinadores, mas sim, que somos pouco disciplinados.

4-Procrastinar pode trazer alguma vantagem?

Eu diria que: ser ansioso demais, imediatista demais, apressado demais, isso sim podem trazer algumas desvantagens. Tudo deve ter o seu tempo, a vida também é improvisação e quanto mais preparados estivermos, melhor resultados obteremos. É uma questão de equilíbrio: não procrastinar demais, mas também não ser imediatista demais.

5- A procrastinação, às vezes, é até utilizada como estratégia para ganhar tempo ou alguma coisa lá na frente. Um exemplo é o caso do julgamento da Suzana Ritchhofen, em que os advogados de defesa faltaram ao julgamento para provocar um adiamento do mesmo. O que achou dessa atitude procrastinadora dos advogados?

Não creio que eu seja a pessoa adequada para avaliar esta atitude. Mas, há um fato que aconteceu comigo sobre procrastinação: eu precisava comprar uns dólares, e deixei para depois, pois tinha outras prioridades a fazer. De repente o dólar aumentou, e agora eu estou procrastinando para esperar se ele volta a baixar. Dificilmente ele voltará a ter o valor de antes, e como tenho um prazo, vou ter de me conformar e comprar pelo preço que está mesmo. Portanto, para todas as nossas ações na vida, temos de ser conscientes sobre a procrastinação. Um fato meramente bobo como uma compra de dólar, pode me ocasionar percalços no futuro. Eu fecharia como diz Gurdjeff: “Não abandone suas três inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé.”.

6-Em sua experiência, já observou muitos casos de procrastinação nas empresas, a ponto de atrapalhar ou cancelar grandes negócios?

Sim, certamente. As empresas são feitas de pessoas, e pessoas são feitas de vidas. Portanto, tanto nas empresas, como em nossas vidas há uma complexidade para tomar decisões, para averiguar que não estamos sozinhos, que dependemos do outro, enfim, tudo é um organismo vivo. E quanto maior esta complexidade, maior a chance de se procrastinar.

7-Você mesma já sofreu desse problema da procrastinação? Em caso positivo, como fez para superá-lo?

Atualmente eu procrastino conscientemente, e, portanto assumo o resultado, seja ele bom ou ruim. Mas, também confio na minha intuição, mesmo quando estou procrastinando algo, e tenho tido resultados ótimos. Há coisas que estamos constantemente aprendendo, que exercitamos a vida toda, e lidar com este equilíbrio é uma delas. Pois, como todos nós, também sou pouco disciplinada em algumas áreas. O importante é você ser consciente das suas limitações e dificuldades.

8- Que dicas você daria a quem deseja livrar-se dessa tendência?

Faça uma lista do que é importante, do que é urgente e do que é inevitável. Assim sendo, não adianta você sabotar o que não gosta de fazer, pois terá que executar tudo, mas pode começar pelas coisas que não gosta, assim terá mais tempo para fazer e construir criativamente as coisas que gosta de realizar, seja no trabalho ou na vida pessoal.





Leila Navarro é palestrante há mais de 10 anos e consolidou nesse tempo um forte nome no Brasil e no exterior. Ao abordar temas Comportamentais, de Liderança, Gestão de Pessoas, Vendas e Empreendedorismo, já teve suas palestras assistidas por mais de um milhão de pessoas e hoje integra o ranking dos 20 maiores palestrantes do Brasil, segundo a Revista Veja. autora de 13 livros. Além disso, já ganhou por duas vezes o Prêmio dos 100 Melhores Fornecedores de RH – Categoria Palestrante do Ano (2005 e 2009). Acesse www.leilanavarro.com.br e blog www.leilanavarro.com.br/blog

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.