Como a interpretação pode nos salvar de uma briga.

As interpretações baseadas em experiências passadas têm o efeito de parasitas no sistema nervoso, passando a ser nocivas para o resto da vida, se não ficarmos atentos às interpretações que damos a elas.

Conheço uma mulher que se baseia tanto em suas experiências negativas anteriores, que com dificuldade consegue ter uma conversa sadia para seu próprio prazer. Geralmente, ela se ofende com uma pergunta inocente, porque pensa que a pergunta tem um significado implícito e este não é positivo. Sente-se vítima da pergunta sem intenção de ofender ou julgá-la. Pessoas assim não “ouvem” a pergunta, elas “interpretam” a pergunta, e a comunicação se torna uma tortura para ambas as partes. Há frustração na pessoa que perguntou – por não estar sendo ouvida – e na que “reage” de maneira evasiva – por se sentir julgada. O resultado pode ser desastroso, muitas vezes causando discussões desnecessárias.

Ocorre que muitos de nós colocamos a culpa nos outros, por nossas tristezas, frustrações e raiva. Na verdade, somos nós que geramos estes sentimentos. Ninguém abre nossa cabeça ou coração e coloca sentimentos dentro deles, nós é que os sentimos, interpretando cada situação.

Solução para uma comunicação sadia:

Sugiro que aprendam a “ouvir” a pergunta e não só escutar para interpretar. Só assim a comunicação pode ser benéfica para ambas as partes.

Sua na sabedoria de “ouvir” - sem interpretar.

L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.