Aprenda a fazer networking

A importância de se fazer e se ter um bom networking (rede de contatos) é algo enfatizado no mercado de trabalho. Contudo, ter centenas de amigos no facebook ou possuir uma lista quilométrica de e-mails não significa que você tem uma rede de relacionamentos de qualidade. Para descobrir como ampliar ou melhorar o seu networking, o Ecaderno entrevistou o empresário Marcello Pepe, que realiza palestras sobre o assunto e é presidente do Instituto Relaciono.

Não existe momento certo

De acordo com Marcello Pepe, não existe momento certo para começar a fazer o networking. “A hora certa é quando você decide fortalecer sua rede de relacionamentos,” ressalta. O empresário lembra também que a rede começa a ser criada desde o período escolar e é importante cultivar as amizades ao longo da vida.

Visite os amigos

Para os que desejam cultivar sua rede de contatos, procurar os amigos somente quando precisa de alguma ajuda não é o caminho, informa Marcello. “Visite amigos desinteressadamente, convide-os para tomar um café. Converse de forma descompromissada,” aconselha.

Recomende

“Se a gente pode hoje ser a pessoa que ajuda, vamos ter uma imagem muito valorizada perante aos amigos.” Marcello explica que o profissional a partir do momento que conhece e gosta do trabalho desenvolvido por um amigo, deve recomenda-lo para outras pessoas. “Eu vejo uma vaga de emprego e eu não sou adequada a ela, mas conheço quem seja, então eu devo indica-la.”

Cartão de visitas

O profissional deve possuir um cartão de visitas e esse deve possuir um espaço para anotação, “para que você ao entrega-lo possa também colocar mais uma informação, seja um e-mail pessoal ou outro telefone de contato”.

Marcello alerta que o profissional não deve chegar a um evento e distribuir seu cartão de visitas sem ao menos conversar com as pessoas. “Ir de mesa em mesa entregando seu cartão como se estivesse panfletando não surtirá efeito algum. O networking se faz por meio de uma boa comunicação, de uma boa conversa.” E ele ainda acrescenta: “Ao receber o cartão de visitas de uma pessoa, fique com ele um tempo nas mãos e converse com a pessoa. Não entregue o cartão no início da conversa, se apresente e mostre quem você é com um bom diálogo.”

Desenvolva uma boa comunicação

Segundo Marcello, muitas pessoas acreditam que o networking é feito em suma pela internet. Porém, ele destaca: “você precisa desenvolver sua habilidade em todas as ferramentas de comunicação. O profissional perde muito, por exemplo, se só se comunicar por texto, pois é necessária também a conversa verbal”.

O empresário diz que na comunicação a forma verbal representa 7% e os gestos e expressões 93%. “Então, se você se limita conversar com as pessoas somente por mensagens ou por e-mail, você está perdendo praticamente todo o seu poder comunicacional.” Ele lembra também que a “hora do cafezinho” na empresa ou marcado com os amigos, é um ótimo momento para fazer networking.

Fonte: http://www.ecaderno.com/profissional/mercado-de-trabalho/aprenda-a-fazer-networking





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.