Você se considera independente emocionalmente?

O título deste artigo foi motivado por um caso do qual tomei conhecimento há poucos dias e que não podia deixar de dividir aqui com você. Esse relato tem sua importância, não apenas por nos trazer lições imprescindíveis para nossa felicidade e equilíbrio emocional, mas também pela lição de liberdade que o resultado aqui descrito poderia trazer para os corações de milhares de pessoas. Falo particularmente daquelas pessoas desesperadas em consequência de relações frustradas, tão presenciadas no nosso cotidiano. Vamos lá:

Era uma vez uma mulher inteligente e carente que vamos chamar de Zyta, e que embora tivesse tido vários admiradores virtuais não se apaixonava por nenhum deles por ser muito exigente em suas escolhas diárias entre vários sites de encontros.

Um dia, porém, eis que surge “o cara”; aquele que escreveu a nota certa na hora certa para a pessoa certa, que era simples e dizia assim:

“Buenos Dias

Bom você certamente me proporcionou felicidade simplesmente olhando para sua linda foto e lendo seu perfil!
Você é incrível! Eu adoraria conhecer você melhor.
Yano”.

Ela respondeu de coração aberto e o relacionamento progrediu tanto em tão pouco tempo que eles resolveram curtir aquela relação virtual de uma maneira transcendental, ou seja, sem preconceitos.
Um dia, depois de ter ficado apreensiva por não receber mais contato de Yano por uma semana, resolveu pesquisar seu nome no Google e descobriu que ele era casado. Sua decepção foi fulminante para seu coração solitário e faminto de amor. Porém, após receber uma carta de Yano explicando que sua esposa o tinha abandonado (e por isso ele tinha entrado no site de encontro) e retornado naquela semana, ele tinha resolvido parar de se corresponder com ela, porém nunca iria esquecê-la. Zyta tinha visto as fotos no facebook de Yano com sua esposa e tinha constatado que eles tinham nascido um para outro, e após ter tido a explicação de Yano, o compreendeu e resolveu esquecer aquele amor impossível.

Um ano depois, recebeu um email de Yano lhe informando que sua esposa tinha ido embora novamente e as coisas tinham mudado. Agora ele estaria livre para entregar seu coração e atenção ao relacionamento deles. Zyta nunca tinha esquecido aquela sensação de paixão e decidiu, embora contra seus princípios, se relacionar com um homem “especial” à distancia, acreditando que ele era o homem ideal para ela. E assim foram se amando, conectando-se cada vez mais profundamente.

Para Zyta, o amor era um presente que queria desfrutar sem medo e sem dúvidas, mesmo sendo virtual. Seria sua nova experiência de vida”, pensava ela. E convenceu Yano a fazer o mesmo, embora ele a tenha avisado de que temia por eles não terem se visto pessoalmente ainda e que isso poderia mudar tudo entre eles. Zyta continuava certa de que um amor como o deles nunca teria o lado físico interferindo negativamente e escreveu o seguinte:

“Eu me responsabilizo por esse amor que me autorizei sentir. Eu quero amar sem limites e considero essa oportunidade uma dádiva, já que nunca me dei o luxo de sentir meu coração tão inundado de paixão. Não se preocupe comigo, quero me sentir mais viva, e caso não dê certo eu assumo o que construí dentro de mim, não vou te culpar. Sou crescida o suficiente para lidar com uma desilusão. Coisas da vida”, escreveu ela decidida.
Enfim, um dia, a esposa de Yano foi embora e Zyta se preparou com todo seu amor para receber o homem que tinha dito que a amava inúmeras vezes e que tanto tinha lhe inspirado durante tanto tempo sem nunca tê-lo visto pessoalmente.

Para encurtar a história, após a saída de sua esposa de sua vida e feito toda a mudança dos moveis e mudado de residência, Yano perecia que finalmente iria abraçar Zyta pessoalmente. Porém, um telefonema na madrugada (pois Yano vivia na Austrália) mudou tudo. Ele mencionou para Zyta que tinha uma oferta de trabalho em outros pais e que não sabia quanto tempo levaria para acabar o projeto oferecido. Zyta se surpreendeu com a noticia e questionou aquela maneira de Yano reagir ao relacionamento. Ficou claro para ela que não era sua prioridade vê-la pessoalmente.

Após seu questionamento, Yano chegou à conclusão de que todo seu sofrimento (que não tinha dividido com Zyta na íntegra) e sua resistência em viajar para o Brasil e vê-la tinha uma resposta lógica: “ele ainda sentia amor por sua esposa”.

Quando Zyta leu esta revelação, ficou chocada; porém, logo após o primeiro impacto, pensou:

“Nossa que homem doente emocional. Ainda está sofrendo por alguém que o vem rejeitando por dois anos, sentindo pena de si, sabotando um novo relacionamento mais sadio e mentindo para ele e para ela por todo esse tempo (?). Quem seria mais doente? Ela que estava naquela relação doentia por todo aquele tempo, ou ele?
Bom, continuou ela em sua lógica, eu preciso cair fora agora! Isso não é sadio pra mim. Assim como “eu” autorizei esse amor a crescer forte dentro de mim, também posso acabar com ele sem demora. Então essa novela acaba aqui e agora.”

Ela conta que ainda procurou dentro de si algum sinal de dor emocional, como tristeza, desespero ou depressão, como tinha acontecido no passado e nada disso encontrava dentro de si. Era como se isso tudo não valesse mais a pena sentir.

“Então estou curada e independente emocionalmente???!!!” – Pensou.” Não sinto pena de mim por perder ele, sinto sim, pena dele por me perder”.

E assim ela continuou pensando por algumas horas sem entender muito bem o que tinha acontecido de tão profundo dentro dela, que fez com que ela reagisse tão madura e friamente a um choque emocional que, para outras pessoas, poderia ter sido devastador. Para ela foi simplesmente algo que não a beneficiaria mais e ponto final. Acabou!

E você? Como reagiria a uma situação dessa? O que você acha da maneira como Zyta terminou o relacionamento?

Deixe seu comentário abaixo.

Sua no processo lógico e emocional da vida
L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.