Crise de atenção e hiperatividade

Você tem dificuldade para se concentrar em uma tarefa? Faz várias coisas ao mesmo tempo? Larga uma tarefa no meio e inicia outra? Está percebendo que vários projetos estão parados no meio do caminho e não consegue organizar o seu tempo? Você não está só.

Um parcela importante da população possui o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) como uma doença genética, sendo que a vida cotidiana está fazendo com que um número ainda maior desenvolva os mesmos comportamentos com as mesmas consequências, mesmo sem ter a doença geneticamente transmitida. Isto, graças ao excesso de estímulos que recebemos diariamente e durante todo o dia.

Enquanto você lê este texto, pode ser que seja interrompido por um alerta em seu celular ou no seu computador ou tablet. Nem terminou ainda de ler este artigo e já está entrando na caixa de e-mail para ver se chegou alguma resposta que estava aguardando. Pois é... assim vivemos atualmente.

As empresas vinham, até este momento, “comprando” o tempo de seus colaboradores. Seja através de dias ou de horas de trabalho. O que importava era ter o recurso humano por um determinado tempo se dedicando a um projeto ou tarefa. Só que isto está mudando. Enquanto o colaborador ou free-lancer está alocando tempo de trabalho que será cobrado do contratante, ele também está sendo bombardeado por mensagens, interações, notícias, vídeos e um batalhão de informações que entram pela porta dos fundos. E não pense que isto só acontece enquanto o patrão não está vendo. Este desvio de atenção sucede em meio a reuniões, durante telefonemas, em apresentações e em momentos nos quais o foco seria determinante para alcançar o resultado esperado.

Dividido entre o assunto principal, que merece total atenção, e os assuntos paralelos que poderiam ser cuidados em outros momentos, o profissional perde seu foco a todo momento. As pessoas estão treinando seus cérebros para serem multi-tarefa e não conseguem se desligar em nenhum momento. A criação deste hábito de pensar em várias coisas e ser interrompido a todo momento faz com que o cérebro desenvolva, ele próprio, estas interrupções automaticamente, mesmo quando você não deseja ser interrompido.

Nos dias atuais, tem sido mais importante conquistar a atenção e o foco das pessoas do que, simplesmente, garantir que forneçam somente o seu tempo. Isto se aplica a reuniões e apresentações, bem como a tarefas e peças de comunicação. Está cada vez mais difícil manter alguém acompanhando seu raciocínio por mais que cinco minutos sem desviar e falar de outra coisa. Com isso, você precisa desenvolver um excelente poder de síntese para falar logo o mais importante e conquistar a atenção de seu ouvinte. O mesmo em relação a mensagens por e-mail ou cartas comerciais e de venda.

O tempo está cada vez mais disputado e conquistar a atenção das pessoas estará valendo ouro daqui pra frente. Apresentações realizadas em dez a vinte minutos tem sido mais apreciadas que aquele discurso lento e prolixo que adormece a plateia. Mantenha seu público desperto trazendo novidades que resgatem sua atenção para que mantenham o foco no que é mais importante: o aqui e o agora.


Assista a este vídeo gratuito, no YouTube


- Clique para assistir -





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.