Você sabe dizer não quando é realmente necessário?

Vamos deixar bem claro uma coisa? Ter as qualidades da tolerância e da paciência bem desenvolvidas não significa que você deva dizer amém a tudo. Não se pode confundir paciência e tolerância com a atitude passiva de engolir sapos, deixar de defender seus direitos e de dizer o que pensa e fazer tudo para agradar, assumindo coisas que não são suas ou contrariando a própria vontade.

Quem diz amém para tudo, na verdade, tem problemas de autoestima e, com isso, o medo de ser rejeitado prevalece e o impede de dizer não. É! O negócio é sério!

O que nos dá clareza para dizer sim ou não, no momento certo, é a assertividade. E você sabe o que é assertividade? Muita gente confunde assertividade com agressividade e, na verdade, cada comportamento é bem diferente do outro.

Quem tem a qualidade da assertividade sabe dizer não àquilo que fere a sua integridade e contraria seus valores, mas faz isso sem agredir nem desrespeitar o outro. O assertivo simplesmente defende suas opiniões e vontades com honestidade. Da mesma maneira, sabe ouvir as opiniões e respeitar as posições dos outros. Ele tem muito bem definido a fronteira entre seus direitos e os direitos dos outros.

Uma característica interessante da pessoa assertiva é que ela não aceita menos do que realmente merece, ela não cede àquilo que a desvia de seu propósito e não permite interferências de coisas ou pessoas que ferem os seus princípios. Gente! E isso é maravilhoso porque quando se é assertivo significa também que a pessoa se conhece bem e não tem medo de ser ela mesma, já pensou nisso?

A assertividade nos permite seguir o caminho que escolhemos, exercendo nossos valores e fazendo as escolhas que são relevantes para nós. Isso é muito importante, pois muitas vezes é preciso dizer não ao que não é importante ou bate de frente com nosso propósito. Até aqui ficou claro você o que é assertividade? Hum! Mas pode ter surgido a dúvida se você tem um comportamento assertivo ou não! Se é este o caso, não fique em essa dúvida! No meu portal ofereço gratuitamente um teste sobre assertividade e você pode fazer agora uma autoavaliação.

Mas, se observou que a sua capacidade assertiva é baixa, não fique triste. A melhor notícia é que essa competência pode ser aprendida e exercitada! Gente, este assunto é tão relevante na vida das pessoas que me levou a criar um livro dinâmico, interativo e capaz de fazer qualquer pessoa explorar o máximo da sua capacidade de dizer sim e não quando realmente cada um deles se faz necessário. O livro chama-se “Autocoaching da Assertividade”e, em breve, estará disponível para você aprimorar a sua capacidade de questionar a si mesmo quando a situação cabe um sim ou um não. Mas, enquanto isso vá se deliciando com um artigo Assertividade e a Lei de Gerson: a postura ética colocada em xeque, com uma abordagem interessante sobre este assunto.

Até breve!





Leila Navarro é palestrante há mais de 10 anos e consolidou nesse tempo um forte nome no Brasil e no exterior. Ao abordar temas Comportamentais, de Liderança, Gestão de Pessoas, Vendas e Empreendedorismo, já teve suas palestras assistidas por mais de um milhão de pessoas e hoje integra o ranking dos 20 maiores palestrantes do Brasil, segundo a Revista Veja. autora de 13 livros. Além disso, já ganhou por duas vezes o Prêmio dos 100 Melhores Fornecedores de RH – Categoria Palestrante do Ano (2005 e 2009). Acesse www.leilanavarro.com.br e blog www.leilanavarro.com.br/blog

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.