Trabalho em casa

Com o trânsito e o estresse de se deslocar de casa para o trabalho todos os dias, o grande sonho de muita gente é poder trabalhar em casa: o famoso home-office. Uma grande gama de atividades permitem esta modalidade que traz grandes benefícios.

Há pouco mais de cinco anos, eu resolvi fechar meu escritório físico e trabalhar no meu apartamento. Desta minha experiência, vou compartilhar os prós, contras e algumas recomendações para você ter sucesso nesta mudança de paradigma, evitando transformar este sonho em pesadelo.

Prós:
1 – Estar junto à família: Sem dúvida, ter a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento e os estudos dos filhos é uma das principais vantagens.
2 – Redução de deslocamentos: Ir e voltar todo dia para trabalhar em atividades totalmente intelectuais não é mais necessário. Estamos na era da tecnologia da informação. Há pessoas que vão para o trabalho e fazem tudo (ou quase tudo) por e-mail e por telefone.
3 – Fazer seu próprio horário: Quem decide trabalhar em casa, tem a vantagem de poder administrar melhor seus horários, não dependendo da hora que abre ou fecha a empresa.

Contras:
1 – Distrações dentro de casa e na Internet: Trabalhar em casa poderá gerar grandes distrações, pois você vai ter que lidar com outras pessoas assistindo TV, vídeos e rede social na Internet, crianças brincando e, é claro, a geladeira sempre disponível para uma boquinha.
2 – Falta de interação com colegas de trabalho: O relacionamento com outras pessoas em ambiente profissional ajuda muito no desenvolvimento e no networking. Ficar longe de equipes por muito tempo poderá até levar a pessoa a uma depressão.
3 – Desânimo para trabalhar: Como o trabalho em casa é muito livre, você correrá o risco de desanimar do trabalho e preferir fazer outras atividades menos profissionais.

Recomendações:
1 – Disciplina nos horários: Mesmo que você tenha liberdade para fixar seu próprio horário, é importantíssimo que você o siga. Logo pela manhã, antes de abrir seu e-mail ou outros sistemas, faça o mesmo ritual que faria se tivesse que sair para trabalhar. Tome um banho, um café da manhã, vista uma roupa confortável e, então sente-se para iniciar seu trabalho.
2 – Reserve um espaço para trabalhar: Se for possível para você, reserve um cômodo para destiná-lo como seu escritório. Evite fazê-lo no mesmo lugar onde dorme. Tenha este espaço bem iluminado e silencioso.
3 – Utilize serviços “em nuvem”: Para que você tenha liberdade para trabalhar em casa, na empresa ou, até mesmo, em viagem, uma dica muito importante é ter seus serviços e documentos em nuvem, ou seja, independente de localização física. Você poderá ter seus arquivos no Dropbox ou Google Drive, por exemplo. Seus sistemas administrativos e de CRM podem ser totalmente online e até mesmo seu telefone pode ser virtual. Eu utilizo o Vono, que permite que eu atenda e faça minhas ligações de qualquer lugar com acesso à Internet.

No início, pode parecer ruim não ter mais aquele ritual de sair de casa, ir para o trabalho, sair para almoçar, voltar para o trabalho, voltar para casa. Mas, depois, você vai ver os benefícios e a grande qualidade de vida que esta liberdade irá lhe proporcionar.





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.