Humilhados e obscuros

Há diferentes substratos reinantes numa história, sendo que, para as boas histórias, além da linguagem, é preciso de elementos que, a nós, os leitores, nos permitam compreender a vida de uma maneira diferente a cada nova leitura. Nesse instante, para alegria do leitor, é que temos o real a se encontrar com o imaginário, ficção e a realidade se encontrando vivas e provocadoras.

Foi assim que me peguei pensando, ao perceber, pelos noticiosos, o estranho envolvimento do FBI com a entidade máxima do futebol, com sede na Suíça, a FIFA. Até onde lembro, esse FBI era uma polícia interna estadunidense, federal, como está em seu nome. E o que tinha a ver com um órgão dirigente de futebol internacional, e com sede na Suíça, um país tradicionalmente neutro e paraíso de muitos investidores?

Pois lendo um dos clássicos de Dostoiévski, Humilhados e Ofendidos, há uma história subterrânea, que se revela e nos deixa desconcertados, tão poderosa que quase nos obriga a recomeçar a leitura para tentar desencavar a descoberta, revelada nas últimas páginas. Então, seria coincidência um FBI da vida e não a Interpol, a famosa polícia internacional, intervir numa entidade agregadora do esporte futebol ao redor do mundo? Algo como a Polícia Federal Brasileira prender alguns dirigentes poderosos do Comitê Olímpico Internacional, o COI, por alguma investigação razoavelmente fundamentada, em pleno hotel em que ocorria seu processo eleitoral?

Digamos que sim, os corruptos cartolas mundiais aprontaram tantas ao longo dos últimos anos que, cedo ou tarde, alguém lhes teria pelo rabo e não seria sem escândalo. Mas as tais prisões do FBI, justamente quando esse órgão do futebol internacional andava a ceder sua Copa do Mundo, o evento máximo e multibilionário, a países pobres e não alinhados com os interesses norte-americanos, como o Brasil, Rússia e Catar, não seria sinal de algum interesse maior dos EUA? E, pior, além de não alinhados, países como a Rússia, uma antiga inimiga do império, mesmo sofrendo um tipo de boicote aberto do império americano, estava programada para ser a sede da próxima copa do mundo? E o Catar, por sua vez, havia tirado das barbas americanas, e por um voto, a nova copa após a Rússia?

Se em Humilhados e Ofendidos a história se revelou no epílogo, é provável que toda essa aventura esquisita entre o FBI e a FIFA se revele também em seu epílogo, preferencialmente quando as atenções estiverem voltadas para outro lado. Quando tudo estiver "normal" e o episódio começar a ser esquecido, como se nada houvesse ocorrido, será a hora, boa, de reiniciar essa leitura. De rever os personagens e buscar a trama. Descobrindo os conflitos nos diferentes substratos que incrivelmente poucos narram.





Escritor, poeta e cronista, Paulo Tedesco contribuiu por vários anos para diversos jornais brasileiros na Flórida-EUA. Conheça o Blog do autor - clique aqui!

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.