Coqueiros da Naza

Coqueiros vestidos. A Naza está sempre inovando. Não estou falando da NASA, a agência espacial americana, mas, sim, da Naza, a artista plástica piauiense que ganhou o mundo.



A pintora brasileiro-americana Naza, que reside parte do ano em Porto de Galinhas, presenteou a cidade com “roupas” para seus coqueiros. Trata-se de tecido estampado com imagens inspiradas nas obras da artista. O material é muito flexível e deixa o ar passar facilmente. Como dizem os fãs de Naza no Facebook, essas árvores estão “nazando”. A iniciativa foi aprovada pela Secretaria de Turismo e Cultura de Ipojuca

Original do Piauí, Naza começou sua carreira artística em Brasília e logo mudou-se para Recife, onde ficou muito conhecida nos anos 70 e 80. Depois de uma carreira de sucesso no Brasil, mudo-se para os Estados Unidos em 1985. Entre os lugares em que morou, está o Panamá, onde foi contratada para pintar ninguém menos que a família Noriega em meio às turbulências pré-guerra do final da década de 80. Morou em Washington, DC, North Carolina e na Flórida, sempre expondo, recebendo prêmios e marcando sua presença como uma das figuras mais conhecidas e envolvidas com as causas sociais e do meio ambiente.

Entre outros prêmios, a artista ganhou o prêmio Mulher do Ano (Boca Raton, Flórida), prêmio Croix DeArgeant (Le Mérite Dévouement Français) em Paris, França, Comenda Renacença (do Governo do Piauí), chave da cidade de Boca Raton, e outras honrarias. Também fez a primeira obra de arte encomendada na história da Internet.

Sua arte foi publicada em diversos livros, revistas, e jornais em várias línguas, inclusive livros didáticos usados nas escolas dos Estados Unidos.

Entre seus colecionadores mais célebres, estão os Presidentes Clinton, Barack Obama e Fernando Henrique Cardoso, a Presidenta Dilma Rousseff, Viviane Senna, Roberto Carlos Ivana Trump, Brigitte Bardot, Maurício de Sousa e outras celebridades.

Recentemente Naza criou uma nova linguagem artística, realizando seu antigo sonho de transformar seres humanos em exposições de arte ambulantes. Com re-leituras de seus quadros, ela vesta as pessoas (e ao que tudo indica, as árvores também).

O espaço Naza Art & Fashion de Porto de Galinhas expõe tanto os quadros quanto roupas, acessórios e artigos para presentes, todos estampados com a arte de Naza.

Atualmente, Naza mora parte do ano no Brasil e parte nos Estados Unidos.





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.