Domingo no Parque: Canção e Poética de Gilberto Gil

"Escrito num estilo envolvente, este livro analisa as principais canções tropicalistas de Gilberto Gil. Baseando-se nas teorias de M. Bakhtin sobre o dialogismo, carnavalização e no conceito de paródia de Linda Hutcheon, Danilo Sérgio Sorroce discute, com rara criatividade, a poética gilbertiana no contexto sócio-cultural e político da década de 60. Fundamentado numa metodologia rigorosamente delineada, discute a poética tropicalista de Gilberto Gil e os seus diálogos com os mais diversos discursos e formas de expressão cultural: os filmes de Glauber Rocha ´Deus e o Diabo na Terra do Sol´-1964 e ´Terra em Transe´ -1967; o romance ´Quarup´ -1967, de Antonio Callado. Acrescente-se o movimento bossanovista,- representado pelo seu principal interprete, João Gilberto, e, posteriormente, os tropicalistas Caetano Veloso, Rita Lee e os Mutantes. Um dos eixos teóricos incide no resgate da relação entre o regional e o universal, retomando problemas levantados por Antonio Candido sobre os conceitos de localismo e cosmopolitismo, tornando-se um dos diálogos mais significativos utilizados por Gil em suas canções como em ´Domingo no Parque´ (1967). Neste livro, o autor privilegia, basicamente, os diálogos entre Gilberto Gil e o antropofagismo cultural oswaldiano, os movimentos concretista (poesia) e da Música Nova (arte culta) e gêneros musicais representados pela Bossa Nova, Rock´n´Roll, ´Baião´ (Luiz Go.nzaga). Paralelamente,aponta os matizes desmistificadores das canções e das poéticas de Gil discutindo o intenso diálogo entre as chamadas artes popular e culta (erudita)".(...)


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